terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Shohei Ono Visita Clube Mais Antigo da Europa


O Budokwai é o clube de artes marciais japonês mais antigo da Europa e, nos últimos dias, teve a honra de receber o recém-aposentado bicampeão olímpico, ONO Shohei. Como parte de sua jornada no Reino Unido, ele foi abraçado pelos membros do Budokwai e presidente do clube, 7º Dan, Peter BLEWETT. Claro que Ono não é o único judoca que foi seduzido pela história do clube, a poucos passos do Fulham Road, em Londres.

Em um curto prazo, tivemos os seguintes instrutores convidados, todos únicos e incríveis. Darcel Yandzi da França. Do Japão, TANIMOTO Ikumi, TOKUNO Kasuhiko, KASHIWAZAKI Katsuhiko e EBINUMA Masashi. Da Europa, Aleksandar KUKOLJ (Sérvia), Nils STUMP (Suíça), Neil ADAMS, Neil ECKERSLEY e, mais recentemente, o incrível e fenomenal Ono Shohei do Japão. Estas sessões fornecem inspiração aos jovens e desenvolvimento profissional contínuo para a nossa equipe estabelecida de instrutores. Parece haver uma grande demanda por tais Master Classes e estamos atualmente felizes em sediá-las. 

Blewett não deixou de mencionar que INOUE Kosei se juntou a eles em 2010, declarando a grande demanda por sua presença, dividindo-o com a Escócia, que foram seus principais anfitriões, e no ano seguinte, sua primeira campeã olímpica, TSUKADA Maki, com Blewett afirmando que ele era um "personagem maravilhoso e treinador que causou um impacto real".

Agora o Budokwai tem sua própria história, fundada em 1918, mas e o presidente Blewett? Qual foi sua trajetória atual no cargo? Começando em sua cidade natal, Beaconsfield, na South Bucks Judo Society em abril de 1965, ele finalmente começou a viajar para o Camberley Judo Club para sua classificação sênior.

Meu treinador em Beaconsfield, Richard Cullen, me incentivou a frequentar o Renshuden, onde tive o privilégio de ser treinado por Dave Starbrook. Fui classificado como 1º Dan no Budokwai em setembro de 1973 por Tony Sweeney e Malcom Hopkinson. Treinei lá desde então. 

É sabido que a família Budokwai tem fortes conexões em Londres e essas redes permitiram que Blewett, bem como a maioria dos membros, "sobrevivessem e florescessem" na capital. Depois de se formar em 1979 com um diploma em Educação Física, Blewett afirma que teve a sorte de garantir arranjos de vida com a colega membro do Budokwai, Miss Gross, afirmando que a casa era uma espécie de meca do judô no oeste de Londres. Ele foi acompanhado por Richard John, John Hindley, Paul Ajala e um nome que todos conhecemos, voz do judô, Neil Adams.

Brian Davies, presidente por mais de quarenta anos, me nomeou instrutor-chefe em janeiro de 1985. Quando fui nomeado instrutor-chefe, havia alguma preocupação, pois eu não tinha experimentado judô no Japão. Nosso anfitrião no Japão foi o ex-instrutor-chefe WATANABE Kisaburo, ele organizou visitas ao Nippon Budokan, Kodokan, Keichjo, Tokei Junior High School, Matsumae Dojo, Diacolo Company Dojo em Kyoto e International Budo University. 
Essas influências memoráveis e solidárias guiaram a missão de Blewett de proteger o Budokwai, honrando sua contribuição para o passado, mas mais importante, para fornecer uma experiência única para o judoca atual e futuro.

Quanto às maiores lembranças de Blewett do Budokwai, elas incluem alguns momentos invejáveis, experiências verdadeiramente inestimáveis que moldaram sua jornada, incluindo Ray Stevens ganhando a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, enquanto estava no papel de instrutor-chefe.

Minha primeira experiência intensa e memorável com o judô japonês foi em 1982-3, quando Kashiwazaki chegou ao clube por um ano. De todos os instrutores japoneses convidados, foi ele quem causou mais impacto com sua Yoko Sutemi Waza e o formidável ne waza. Ele foi seguido por Yamashita Yashuhiro, o maior peso-pesado japonês, Nakanishi Hidetoshi um excelente técnico, Okada Hirotaka um dos grandes campeões mundiais daquela época. Em 1993 Nakamura Kenzo chegou ao Clube, tecnicamente brilhante e inspirador. 

Após a presença de Ono, parece que a tendência de atrair os maiores técnicos do nosso tempo vai continuar e dado o incrível judoca que temos no IJF World Tour da Europa, podemos rivalizar com o tradicional japonês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada