sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Nova história do judô será escrita em Sarajevo


No Aberto da Europa em Sarajevo, novos talentos chegam para lutar com atletas de mesmo nível. É um evento onde não só os atletas podem medir, também os seus treinadores saberão onde estão. Alguns atletas terão ao seu lado um treinador especial com extrema experiência.

Embora já tenhamos visto a estrela eslovena Tina Trstenjak antes em uma cadeira de treinador, é ótimo vê-la desse lado do tatame, conquistando o título olímpico e sendo a finalista olímpica de 2020. Trstenjak ganhou dois títulos mundiais em sua categoria até 63kg e conquistou quatro medalhas mundiais no total. Outra que faz sua estreia em solo europeu como treinadora em nível de Copa do Mundo é Erika Miranda, do Brasil. Miranda conquistou cinco medalhas em Campeonatos Mundiais em sua categoria U52kg. Miranda vai reforçar a seleção brasileira na segunda edição deste evento da Copa do Mundo na Bósnia Herzegovina. A edição anterior em 2021 foi dominada pelos atletas franceses, incluindo Loic Pietri da França que conquistou o ouro. Pietri é parente da nova treinadora brasileira Sarah Menezes.

Lara Cvjetko é a atleta mais semeada presente em Sarajevo (CRO-12) em sua categoria até 70kg. No total serão cerca de 300 atletas, mas apenas alguns chegarão aos Jogos Olímpicos em 2024, mas é bom conhecer os próximos talentos.

O European Open é uma atualização da Taça da Europa que se realiza desde 2010 a nível europeu. Mas mesmo esse evento será realizado este ano, mas em maio. Fora do evento anterior, em setembro passado, a Bósnia Herzegovina nunca sediou uma Copa do Mundo. Sarajevo sempre foi um playground para talentos europeus, onde Campeonatos Mundiais de Cadetes e Campeonatos Europeus de Juniores. Talentos bósnios como Larisa Ceric e Aleksandra Samardzić conquistaram medalhas de ouro nessas Taças da Europa.

Este ano, em abril, o Campeonato Mundial de Cadetes será realizado em Sarajevo, assim como em 2015. Para os jovens que gostam de história, Sarajevo já foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1984.

Sarajevo aprecia a história, mas tem ainda mais ambições de escrever uma nova história com novas talentosas estrelas do judô. Podem contar com os melhores conselhos do seu treinador, alguns têm experiência a nível mundial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada