segunda-feira, 24 de junho de 2013

Divulgados judocas que vão representar o Brasil no Campeonato Mundial Militar e na Universíade


A Confederação Brasileira de Judô, em parceria com a Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) e a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), divulgou os atletas que irão participar dos Campeonato Mundial Militar, de 29 de junho a seis de julho, em Astana, no Cazaquistão, e da Universíade, de sete a 11 de julho, em Kazan, na Rússia.  Sarah Menezes, Eleudis Valentim, Ketleyn Quadros, Maria Portela, Mayra Aguiar, Maria Suelen Altheman e Rochele Nunes, convocadas para os eventos, estão participando de um treinamento de campo na França até o próximo dia 26. Para Rochele, que competirá na Universíade, esse treinamento às vésperas do torneio é uma etapa importante na preparação para um dos eventos de maior relevância do calendário esportivo mundial.

“É muito bom participar dessas atividades porque treinar com pessoas fortes e diferentes sempre traz coisas novas, mais experiência e melhora minha preparação. Também me dá um visão melhor do nível de competição que estou e o que eu tenho que melhorar para ter um bom desempenho na Universíade”, disse a atleta da categoria pesado.

Além dela, estarão nos Jogos Universitários Catiere Toledo (48kg), Raquel Silva (52kg), Ketleyn Quadros (57kg), Mariana Silva (63kg), Bárbara Timo (70kg), Phelipe Pelim (60kg), Luiz Revite (66kg), João Pedro Macedo (73kg), Vinicius Panini (81kg), Eduardo Bettoni (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e David Moura (+100kg). Uma equipe muito qualificada já que Ketleyn é medalhista olímpica; Raquel, Mariana, Bárbara e Rafael foram medalhistas no Aberto Pan-americano de San Salvador no último final de semana; e David Moura está entre os dez melhores do mundo entre os pesados.

“Eu já participei da Universíade em 2011 e consegui um terceiro lugar. Acredito que de lá pra cá, eu evolui muito e, sinceramente, estou indo com o objetivo de ser campeão. Apesar de não distribuir pontos para o ranking mundial, é uma competição que ao meu ver é muito improtante pra minha carreira é um título que eu gostaria muito de ter”, disse David. Os técnicos da equipe no torneio também foram indicados pela CBJ e serão Mauro Santos e André Silva.
O nível da equipe escolhida para representar o Brasil no Campeonato Mundial Militar também é muito alto. Entre os convocados estão representantes brasileiros nos Jogos de Londres 2012, como a campeã olímpica Sarah Menezes (48kg), os medalhistas de bronze Mayra Aguiar (78kg) e Felipe Kitadai (60kg), além de Maria Portela (70kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Leandro Cunha (66kg), Eduardo Santos (90kg) e Luciano Correa (100kg), campeão mundial em 2007.

“Ainda não sei bem quem serão minhas adversárias na competição mas estou preparada para dar o meu melhor. Nunca lutei no Campeonato Mundial e estou bastante empolgada para poder representar o Brasil, agora como militar”, disse Mayra.

Estão convocados ainda Eleudis Valentim (52kg), Flávia Gomes (57kg), Mariana Barros (63kg), Alex Pombo (73kg), Walter Santos (+100kg) e o líder do ranking mundial na categoria meio-médio, Victor Penalber. Os atletas que vão competir embarcam para a competição na próxima quinta-feira, dia 27. Os técnicos serão Mário Sabino e Kiko Menezes.

“É a primeira vez que eu vou disputar o Campeonato Mundial Militar e estou muito animado porque é uma competição muito forte. Alguns dos principais atletas do mundo são militares e, por isso, o nível técnico vai ser bastante alto. Poder dizer que medalhou no Mundial Militar não é para qualquer um”, disse Penalber.

“Grande parte da evolução do judô brasileiro se deve a esse trabalho de planejamento feito a várias mãos. As instituições entendendo que a CBJ é a entidade mais adequada para preparar esses atletas e a CBJ trabalhando para que os atletas estejam no ápice competitivo para representar as instituições parceiras nos campeonatos determinados por elas. É uma via de mão dupla que tem dado muito certo”, comentou o gestor técnico das equipes adultas, Ney Wilson.


Por: Assessoria de Imprensa CBJ

Um comentário:

  1. parabéns pelas matéria publicada sobre o judô brasileiro gostei otimo

    ResponderExcluir

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada