domingo, 2 de setembro de 2012

Com quatro ouros na bagagem, Tenório fica com bronze em Londres


Antônio Tenório da Silva chegou a Londres com quatro ouros paralímpicos na bagagem, mas desta vez teve de trocar a cor da medalha. Na categoria até 100kg, o judoca paulista de São José do Rio Preto ficou com o bronze ao derrotar neste sábado o iraniano Hamed Alizadeh. Pela primeira vez nos Jogos, teve de lidar com uma derrota, mas se levantou após o tropeço nas quartas de final e garantiu seu quinto pódio.

Em sua estreia nos tatames londrinos, Tenório mostrou por que ganhou quatro medalhas de ouro em Paralimpíadas. O brasileiro derrubou Sahas Srijarung, da Tailândia, de forma perfeita, com um ippon.

A luta seguinte, já pelas quartas, era o embate entre duas escolas de judô bem diferentes e, mais que isso, o confronto entre a experiência e a juventude. De um lado, os 41 anos do brasileiro; do outro, os 25 de Vladimir Fedin, da Rússia. O maior vigor físico do russo sobrepujou a técnica do tetracampeão paralímpico. Desde o início, o russo não deixou Tenório gostar do combate. Sem permitir que o brasileiro aplicasse suas entradas, Fedin conseguiu cavar duas punições e sair vencedor por um yuko de vantagem.

Pela primeira vez em sua carreira, Tenório teria que buscar o bronze. E quem pagou o pato da superação foi o japonês Aramitsu Kitazono. Com uma tática parecida com a do russo, Kitazono tentava forçar punições ao brasileiro. Mas Tenório já tinha o antídoto e conseguiu um yuko. A vantagem garantiu ao paulista uma vaga na luta pelo bronze.

O capítulo final tinha um rival à altura. O iraniano Hamed Alizadeh vendeu caro a medalha. Era a vez de Tenório jogar com a regra e fazer um bom volume de luta para o iraniano receber penalidades por falta de combatividade. Após a quarta punição, a vitória foi dada ao atleta do Brasil.

Outros brasileiros chegam perto, mas não conseguem medalhar

Pela categoria até 90kg, Roberto Santos começou bem ao vencer o atleta do Azerbaijão Tofig Mammadov. Mas acabou caindo diante do hermano Jorge Lencina. O brasileiro ainda poderia conseguir o bronze, mas foi novamente vencido por Dartanyon Crockett, dos Estados Unidos, na repescagem, acabando com o sonho de medalha.

Wilians Silva, de 21 anos, também não conseguiu subir ao pódio em Londres. O caçula da equipe de judô do Brasil venceu o húngaro Gabor Papp na estreia e, em seguida, bateu Hamzeh Nadri, do Irã. Nas semifinais, caiu para o judoca da China Song Wang. Na disputa pelo bronze, o peso pesado não conseguiu se recuperar na competição e acabou derrotado por Ilham Zakiyev, do Azerbaijão.

A categoria pesada do feminino teve Deanne Almeida como a representante brasileira. A atleta chegou à semifinal ao derrotar Katie Davis, dos EUA. Mas na luta que garantiria ao menos a prata para a brasileira, veio a primeira derrota. Yanping Yuan, da China, imobilizou a Deanne por 20 segundos. Na disputa do bronze, a judoca do Brasil foi derrubada em duas oportunidades e perdeu o combate por dois wazaris.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada