quinta-feira, 27 de setembro de 2012

São Paulo: Em noite de gala, Câmara comemora o Dia do Judô e homenageia a elite olímpica


O Dia do Judô foi comemorado na noite de sexta-feira (22), na Câmara Municipal de São Paulo, em sessão solene presidida pelo vereador Aurélio Miguel. Com o plenário tomado por atletas consagrados, ao lado de novas esperanças do esporte que mais medalhas olímpicas trouxe ao Brasil, comemorou-se a data idealizada pelo judoca Aurélio Miguel em 2002, sendo esta a sétima edição do evento.

Nesta edição, além dos principais campeões do estado em 2011, foram homenageados todos os representantes paulistas em Jogos Olímpicos. “É preciso sempre relembrar o passado para que se possa entender o presente e preparar o futuro”, disse Aurélio Miguel aos presentes explicando a homenagem da noite.

Os homenageados olímpicos receberam do medalhista de ouro em Seul, 1988, e de bronze em Atlanta, 1996, uma linda faixa dourada e um diploma alusivo à data. Além dos atletas, os técnicos que se destacaram na vida olímpica do judô nacional foram lembrados. Neste item, destaque para o “sensei” Massao Shinohara, que levou a faixa por ter comandado o time do Brasil em Los Angeles, 1984, e que também recebeu as faixas em nome do filho, Luiz Shinohara, atual técnico das seleções olímpicas masculinas brasileiras.

O velho mestre recebeu a homenagem e todo o carinho de Aurélio Miguel, pois além da história olímpica no esporte, Massao Shinohara, gozando de boa saúde aos 87 anos, foi o principal professor do vereador em seus primeiros passos no judô, na tradicional academia da Vila Sônia.

A lista de homenageados era grande, e boa parte compareceu à Câmara para receber a faixa dourada, desde os veteranos, até os que brilharam nos Jogos de Londres deste ano, onde o judô brasileiro teve sua melhor performance da história. “O Dia do Judô proporciona a oportunidade de que atletas novos conheçam os que os antecederam. E permite aos veteranos um contato com as novas gerações. É uma excelente iniciativa do Aurélio Miguel”, disse Douglas Vieira, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, 1984, técnico do Clube Atlético Paulistano e da seleção brasileira sub-20.

“Esse encontro de gerações é fantástico. Aqui, no Dia do Judô, promovido pelo Aurélio Miguel, é possível se cruzar com lendas do judô. Gente como Roberto Machusso, Luiz Onmura, ‘sensei’ Massao Shinohara podem ser vistos pelos atletas mais novos. Isso não tem preço. O Dia do Judô tem que acontecer todos os anos. É bom para todo mundo”, garantiu Wagner Castropil, integrante da equipe olímpica de Barcelona-92, médico ortopedista e consultor médico da Confederação Brasileira de Judô.

“Acho importante o Dia do judô. Além das homenagens aos atletas de destaque, há o encontro de judocas de todas as gerações. Hoje, por exemplo, eu pude conhecer o Luiz Onmura (medalha de bronze em Los Angeles). Foi esse evento que me deu essa oportunidade”, disse Rafael Silva, o “Baby”, medalha de bronze nos Jogos de Londres entre os pesados. “Rememorar feitos e protagonistas do passado é respeitar o legado que as gerações anteriores deixaram e que, muitas vezes, os novos judocas usam e sequer sabem de onde veio”, corroborou Aurélio Miguel.

“Tenho muito orgulho por pertencer à comunidade do judô paulista”, disse o vereador. Foi no seu interior que aprendi a lutar dentro e fora do tatame. Foi neste ambiente que me formei cidadão e descobri que não basta reclamar e criticar, é preciso arregaçar as mangas e trabalhar”, garantiu Aurélio Miguel que, no próximo dia 7, concorre a seu terceiro mandato na Câmara paulistana. “A disciplina, a determinação e outros ensinamentos do judô têm me norteado em minha atuação aqui na Câmara. Hoje estou vereador, mas sou e sempre serei um judoca”, encerrou o campeão olímpico.

Clique aqui e confira documentação fotográfica do evento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada