segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Sorocaba: Alunos da rede municipal participam de aulas especiais de handebol e judô do projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realizou aulas especiais para os alunos que integram o projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, nas modalidades handebol e judô, na E.M. “Quinzinho de Barros”, na Zona Leste da cidade.

Durante as atividades, foram entregues aos estudantes os jogos de camisetas com a identidade visual do projeto. Essas aulas contaram, ainda, com a presença da secretária da Educação, Marlene Leite, além da equipe de gestores da Sedu.


Foi uma oportunidade, também, para a interação entre a equipe gestora ligada ao projeto “Eu Pratico” e os alunos participantes, quando eles puderam relatar um pouco da sua experiência com as aulas, comentar sobre suas preferências e novos conhecimentos relacionados ao esporte e também expressar como avaliam sua participação no projeto.

O aluno Eduardo, 10 anos, de uma das turmas de handebol, contou que somente conhecia o esporte por vídeo, que ele costumava assistir com o avô, um entusiasta desse esporte praticado pela mãe e pelo tio do aluno na juventude. “Eles já me diziam que era muito legal. E, agora, estou podendo participar também, nas aulas aqui, da escola, e comprovar. Foram eles quem me incentivaram e estou gostando muito”, diz o aluno, que costuma revezar a posição em quadra, variando entre o gol e a linha de ataque.

Para o aluno Gustavo, de 8 anos, esse esporte também está sendo uma novidade. Nunca havia praticado e está fazendo várias descobertas a respeito. “Gosto de outros esportes também, assim como o futebol. Então, eu consigo, agora, fazer várias coisas no handebol que me ajudam no futebol também, principalmente no gol. E poder jogar o handebol nas aulas acabou me dando mais agilidade”, comenta.


O professor de Educação Física da escola, Luís Fernando Darrusi Vieira de Ângelo, também fala sobre a evolução de toda a turma. “Começamos com essa turma no início do ano letivo. Vejo que eles gostam muito da prática de atividade física e, com o handebol, conseguem ver o resultado muito rápido. Eles mesmos conseguem observar essa evolução e aprendem coisas que levam do esporte para a vida, como ser mais persistente com seus objetivos, respeitar os próprios limites e os dos outros, mas sempre buscando a evolução. Aprendem a ter mais perseverança, até mesmo, com o aprendizado em sala de aula”, destaca o professor.

“O esporte é um sucesso, em todas as modalidades. Porque o que eles amam é o esporte, poder se exercitar, interagir com os colegas e extravasar toda a sua energia. E, em aula, vão com essa mesma postura, encarando melhor o dividir, o trabalho em equipe, a ideia de todos trabalharem juntos para um resultado final, sendo um aprendizado que é feito na prática. Precisamos valorizar, cada vez mais, essas vivências nas nossas escolas”, frisa a secretária da Educação, Marlene Leite.

Judô e novos aprendizados
A mesma escola também proporcionou a mais de 400 alunos, de várias turmas, do 1º ao 5º ano, pela segunda vez, uma oficina de judô, na qual os alunos do projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” também compartilharam com seus colegas todo o aprendizado já adquirido nessas aulas. “Foi uma experiência prazerosa, divertida, simples e inclusiva e mostra que todos podem aprender essa modalidade esportiva. O judô é uma arte marcial que prioriza a educação e o respeito às pessoas. Assim, a partir desse treinamento, que é altamente corporal, se desenvolve uma ótima relação interpessoal, aperfeiçoa o caráter e tenta mostrar o caminho para que as crianças se tornem adultos que transformarão positivamente a sociedade”, frisa o também professor de Educação Física da escola, Rafael de Moraes Carvalho Dias.


O aluno Samuel, de 10 anos, iniciou nas aulas da modalidade neste ano e revela que está muito empolgado com a nova atividade. “Acho muito interessante e educativo. Eu já aprendi vários golpes diferentes, mas também algumas técnicas para cair em segurança e também formas de imobilização. E o professor nos ensina que não é para usar nunca o judô para brigas e, sim, para a gente aprender a se proteger. Meus pais também acham que aprender o judô é muito bom para mim”, diz.

Sua colega Vitória, de 11 anos, iniciou a prática, também na E.M. “Quinzinho de Barros”, no ano passado, e atualmente já alcançou a faixa cinza, na graduação do judô. “Acho que ter esse conhecimento está sendo muito importante pra mim. E vejo que não é coisa ‘só de meninos’. Minhas amigas também gostam muito de participar, da mesma forma que eu”, finaliza.

“Podemos dizer que o resultado dessas oficinas foi um sucesso, pois muitos alunos ficaram motivados a aprender judô e, principalmente, entrar para o projeto que é desenvolvido aqui, na escola”, conclui o professor Rafael.

“Achamos muito importante essa iniciativa dos professores e alunos do projeto ‘Eu Pratico Esporte Educacional Escolar’ em apresentar aos estudantes da escola a vivência das modalidades, resultando em um ganho mútuo, pois as crianças pertencentes ao projeto puderam repassar o conhecimento adquirido para os outros estudantes de maneira bem divertida e prazerosa”, aponta o gestor de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Rafael Amadio.

Por: Rose Campos - Secom Sorocaba

Fotos: Marcel Herrera/Secom

Um comentário:

  1. Adorei a matéria. Políticas públicas de oferta de esporte na escola são importantíssimas para o desenvolvimento integral das crianças

    ResponderExcluir

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada