sábado, 16 de setembro de 2023

Brasil conquista oito medalhas no primeiro dia do Pan-Americano e Oceania de Judô, em Calgary


Oito medalhas foi o saldo inicial do judô brasileiro no primeiro dia de disputas individuais do Campeonato Pan-Americano e Oceania, que acontece em Calgary, no Canadá. Nesta sexta, o Brasil contou com dez judocas no tatame e faturou medalhas em seis de sete categorias possíveis. Foram três ouros, uma prata e quatro bronzes. 

Matheus Takaki (60kg), estreante em continentais, conquistou o título inédito ao vencer o australiano Joshua Katz, por waza-ari. Já o experiente Daniel Cargnin, dono de dois títulos pan-americanos no 66kg, conquistou seu primeiro ouro no 73kg ao vencer o atleta da casa Arthur Margelidon, por ippon. E, Larissa Pimenta (52kg) garantiu um bicampeonato tranquilo com vitória nas punições sobre a mexicana Paulina Martinez. 


Mas, o grande duelo do dia ficou com a categoria leve feminina (57kg), que contava, simplesmente, com as últimas três campeãs mundiais desse peso: a brasileira Rafaela Silva e as canadenses Christa Deguchi e Jessica Klimkait. 


Rafa conseguiu bater a argentina Brisa Gomez, na estreia, com um lindo ippon, e assegurou seu lugar na final com uma projeção perfeita sobre Klimkait, na semifinal. 


Na decisão, contudo, sucumbiu à atual campeã mundial, Deguchi, que projetou a brasileira duas vezes e ficou com o título continental, além de desempatar o histórico do confronto, somando quatro vitórias contra três de Rafaela. 


Já os bronzes brasileiros foram garantidos nas duas categorias que o país teve dobras - 60kg e 52kg - além do ligeiro feminino (48kg) e meio-leve masculino (66kg). Michel Augusto imobilizou Juan Garboa, do Equador, para ficar com a medalha; Natasha Ferreira (48kg) superou Keisy Perafan, da Argentina, nas punições; Jéssica Pereira (52kg) bateu Angelica Delgado, dos Estados Unidos, por ippon; e Willian Lima (66kg) venceu Ulises Mendez, do México, nas punições. 


A única categoria em que o Brasil não teve medalhas foi no meio-médio feminino (63kg). A estreante Nauana Silva parou na colombiana Cindy Mera, nas punições, nas oitavas de final e não chegou ao bloco final. Por outro lado, a experiente Ketleyn Quadros conseguiu chegar à disputa pelo bronze, mas foi superada pela cubana Maylin Del Toro Carvajal e ficou em quinto lugar. 


O Pan-Americano e Oceania continua neste sábado, com mais oito brasileiros lutando por pódios: Luana Carvalho (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Beatriz Souza (+78kg), Guilherme Schimidt (81kg), Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Silva (+100kg) entrarão no tatame a partir das 13h (Brasília). AS finais serão a partir das 19h (Brasília). Todas as lutas estão sendo transmitidas ao vivo pela plataforma paga de streaming judocanada.tv 


O Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô Calgary 2023 é uma das etapas mais importantes na corrida para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, pois distribui muitos pontos (700kg) no ranking e serve como o sexto ponto no somatório dos seis melhores resultados do ano que determinam a posição do atleta no ranking olímpico. Esse Pan valerá 100% dos pontos para Paris. 


Por: Assessoria de Imprensa da CBJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada