Os judocas Rafaela Farias e Gabriell Vieira são naturais de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, município considerado o mais indígena do Brasil. Rafaela é da etnia Baniwa, enquanto Gabriel é da Tukano, e ambos participam de um projeto social em São Gabriel que visa o desenvolvimento dos jovens no judô. A dupla competiu nos Jogos da Juventude Ribeirão Preto e demonstrou bastante personalidade, tendo chegado à luta por medalhas em suas respectivas categorias.
Os Jogos da Juventude 2023 acontecem em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para fomentar a formação de jovens atletas e profissionais do esporte, o evento teve a sua primeira edição em 2000. Desde então é realizado anualmente e recebe cerca de 4.000 atletas das 27 unidades federativas, com até 17 anos, matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Os Jogos da Juventude são conhecidos por serem um celeiro de talentos do nosso esporte. Ao longo dessa história de 23 anos, vários atletas já consagrados do nosso esporte disputaram a competição. São exemplos: a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô; os mesatenistas Hugo Calderano e Bruna Takahashi; Darlan Romani, Paulo André e Rosângela Santos, todos do atletismo; os armadores Raulzinho e Tainá Paixão, do basquete; a nadadora Etiene Medeiros; e Haniel Langaro e Tamires Morena, do handebol.
Nesta temporada, os Jogos da Juventude contam com as seguintes modalidades esportivas: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, vôlei de quadra e wrestling.
Por: Time Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!