segunda-feira, 28 de outubro de 2019

CBJ promove ação de comemoração ao Dia Mundial do Judô com plantio de 20 sementes de embaúba na abertura da Seletiva Sub-18


O Dia Mundial do Judô é celebrado anualmente em 28 de outubro, data que marca o nascimento do fundador do Judô, Jigoro Kano. A cada ano, a Federação Internacional escolhe tema para pautar as comemorações e, para 2019, a campanha promoveu iniciativa sustentável incentivando judocas do mundo inteiro a plantar uma árvore. A CBJ não ficou fora das comemorações e aproveitou o primeiro dia da Seletiva Nacional Sub-18 para transmitir a mensagem de preservação do meio ambiente a atletas, técnicos, dirigentes e público presentes ao ginásio da Universidade La Salle, em Canoas, neste sábado, 26.  
Para isso, foram distribuídos lápis que, ao final do uso, podem ser plantados já que vêm com sementes de Embaúba fixadas a uma de suas extremidades. A ação do plantio simbólico dos lápis-semente contou com a participação de 17 crianças da escolinha de judô da Sogipa, clube anfitrião da Seletiva, e dos atletas da seleção, Nathália Brígida (48kg), Daniel Cargnin (66kg) e Alex Pombo (73kg).  

“Nós, atletas, pensamos muito na saúde do corpo. Mas, não podemos deixar de lado a saúde do planeta, dos nossos recursos naturais que precisamos muito para viver. Então, para nós, judocas, uma boa referência é cuidar do planeta como se fosse o tatame, que tem sempre que manter limpo para ser uma coisa mais saudável”, comparou o campeão do Grand Slam de Brasília e número 5 do mundo, Daniel Cargnin. 

Homenagens à Mayra Aguiar e Mario Sabino emocionam  
A atividade aconteceu durante a cerimônia de abertura da Seletiva que trouxe outros momentos emocionantes de homenagens a grandes atletas do Judô brasileiro. Antes do protocolo, foi respeitado um minuto de silêncio em memória do atleta olímpico e membro da comissão técnica da seleção, Mario Sabino Jr, que faleceu tragicamente após ser baleado na noite dessa sexta-feira, 25. 
Integraram a mesa de honra o presidente da Federação Gaúcha de Judô, César Cação; o presidente da Sogipa, Carlos Wüppel; o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges; o secretário de esporte do Rio Grand do Sul, João Derly; o técnico principal da Sogipa, Antonio Carlos Pereira “Kiko”; e bicampeã mundial e medalhista olímpica, Mayra Aguiar.  
Nos discursos oficiais, Cação e Wüppel deram as boas vindas a todos ao Rio Grande do Sul e expressaram o orgulho em estarem sediando a Seletiva Sub-18. Em seguida, o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, destacou as conquistas recentes das seleções de Base nos Mundiais Júnior e Juvenil, além das medalhas da equipe principal nos últimos eventos, como o Grand Slam de Brasília, Jogos Mundiais Militares e Grand Slam de Abu Dhabi. 
Medalhista de bronze no Mundial de Tóquio, em agosto desse ano, Mayra foi promovida pela CBJ e pela FGJ à faixa preta 4º Dan (Yon Dan), em reconhecimento aos seus méritos esportivos e por cumprir todos os requisitos necessários à promoção estabelecidos pelo Regulamento de Outorga de Graus e Faixas da CBJ.  
A judoca recebeu o certificado das mãos de seu técnico de uma vida inteira, Kiko, e de seu grande ídolo no judô, João Derly, bicampeão mundial como Mayra. 
Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada