quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Araras: Irmãos Souza - do social para o alto rendimento


A família Souza pode hoje dizer que o judô faz parte de sua história. Isso porque três integrantes da família têm a modalidade como principal atividade, inclusive com um começo semelhante a todos. Kleybe Souza, de 20 anos, faixa preta; Sandy Souza, 16 anos, faixa marrom; e Sarah Souza, 13 anos, faixa roxa, são judocas que iniciaram a prática de judô através da ação social do Projeto Kimono de Ouro, mantida pela Associação Marcos Mercadante de Judô.

Os três estão no judô há mais de sete anos e cada um trilha um caminho diferente dentro do projeto, todos com o devido sucesso. Kleybe, após passar por todas as equipes de treinamento e, inclusive, competir nas principais competições estaduais, é hoje professor da turma de iniciação do projeto social, a mesma pela qual ele começou. Além disso, atua como auxiliar técnico das turmas de direcionamento e rendimento, e participa de inúmeras competições como atleta. É ainda estudante universitário do 3º ano de Educação Física na FHO Uniararas, onde tem bolsa estudantil de 100%.

Sandy Souza é considerada uma das grandes revelações do judô ararense, uma promessa que já colhe frutos vistosos. Também começou através do projeto social e, hoje, é bolsista da equipe de alto rendimento. Acumula conquistas importantes, como diversos títulos paulistas, brasileiros, sul-americanos e pan-americanos, além de fazer parte da seleção brasileira sub-18. Ela também já participou de estágios internacionais na Europa, inclusive este último promovido pelo Kimono de Ouro.

A caçula, Sarah Souza, trilha um caminho parecido ao da irmã. Começou no projeto social com apenas seis anos e, aos 13, já foi campeã paulista, sul-brasileira e da Copa São Paulo. Faz parte da equipe de direcionamento do Projeto Kimono de Ouro e vislumbra voos maiores, já que, segundo os professores, “tem capacidade de sobra”.


Oriundos de uma família simples e de quatro irmãos, na qual o pai, Seu Pedro, é motorista, e a mãe, Giovana, dona de casa, encontraram no judô um caminho para o futuro. “É uma grande responsabilidade para nós, do Projeto Kimono de Ouro, acolher, desde pequenas, crianças que sonham com o sucesso no esporte. Temos que realizar o processo por etapas, respeitando as individualidades e lapidando as capacidades. Este é um dos intuitos do projeto social, dar oportunidades para as crianças que, talvez, não as teriam em outro lugar. E, felizmente, com os irmãos Kleybe, Sandy e Sarah, temos certeza que fizemos o melhor. Todos estão felizes e caminham a passos largos para uma carreira bem sucedida dentro do esporte”, enfatiza, satisfeito, o coordenador do Projeto Kimono de Ouro, Marcos Mercadante.

Por: associação Mercadante de Araras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada