terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Ex-atletas olímpicos, Maria Portela e Alex Pombo vão integrar comissão de árbitros da FGJ


Na busca por fomentar a carreira na arbitragem, a Federação Gaúcha de Judô lançará um projeto-piloto no primeiro semestre de 2024. A partir dele, ex-atletas serão convidados a participar de uma comissão de arbitragem nos eventos realizados no Rio Grande do Sul. Os dois primeiros nomes deste projeto já estão confirmados, são os ex-atletas olímpicos Maria Portela e Alex Pombo.

“Trata-se de uma inovação da nossa gestão no judô estadual, com objetivo de proporcionar um suporte na qualidade dos nossos eventos a partir de um ponto fundamental, que é a arbitragem”, resume o diretor técnico da FGJ, Douglas Potrich.

O projeto já estará em vigor na Copa Osório, em 20 de janeiro, mas os trabalhos do grupo começam com uma reunião já nesta sexta-feira e devem ser aprofundados poucos dias após o recesso da FGJ.

Ao longo do primeiro semestre, vai haver mais três competições da FGJ com este comissionado, que será responsável por discutir pontuações e dar suporte aos árbitros centrais das lutas. “A ideia é aproximar cada vez mais as áreas de treinadores e de árbitros, além de proporcionar suporte na classificação das técnicas e nas tomadas de decisão”, conta Potrich.

Maior integração

“Queremos incentivar um maior número de ex-atletas a ingressarem na arbitragem. A partir deste novo modelo, nomes relevantes do nosso judô estarão à disposição para avaliação e discussão em tempo real nos torneios”, explica Potrich. “Iniciamos com dois nomes consagrados na Seleção Brasileira, que são Pombo e Portela, mas temos como objetivo contar com nomes do nosso Estado que tenham trajetória nacional”, diz. Interessados em participar da iniciativa, inclusive, já podem buscar contato com a diretoria técnica para iniciar a sua adesão.

A iniciativa contou com amplo apoio na FGJ, segundo o diretor técnico. O projeto, conforme ele, é semelhante ao aplicado pela Federação Internacional de Judô, com ex-judocas olímpicos.

Por: Federação Gaúcha de Judô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada