sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Professores de Americana são promovidos à Kodanshas


Em solenidade realizada no sábado, dia 26 de janeiro de 2019 no Teatro Municipal Anselmo Haraldt Walend, na cidade de Mauá, a Federação Paulista de Judô, com a chancela da Confederação Brasileira de Judô, promoveu 61 professores kodanshas do Estado de São Paulo a roku-dan (6º Grau), shichi-dan (7º Grau), hachi-dan (8º Grau) e kyuu-dan(9ºGrau).

Segundo o Kodansha de 8º Dan, professor Odair Borges:
 "Kodansha é um título de alta graduação específico do Judô criado peloKodokan. Deve ser outorgado àqueles que se empenharam no aprendizado, na prática contínua, na demonstração da sua eficiência técnica em competição e na devida dedicação, no ensino, no estudo e na pesquisa. Portanto, seu portador é depositário e responsável pela difusão dos princípios filosóficos e educacionais do Judô preconizados pelo Prof. Jigoro Kano."

A cidade de Americana se fez representada no evento com a promoção de dois judocas do nosso município. Os professores Edson Catarino dos Santos, que foi promovido do 5º para o 6º Dan e Anderson Dias de Lima, que foi do 6º para o 7º Dan.

Ambos são oriundos da antiga Escolinha de Judô da Secretaria Municipal de Esportes de Americana, atual Centro de Formação e Treinamento, onde, ao longo de muitos anos de dedicação envolvendo os mais diversos aspectos do estudo, da prática e do desenvolvimento da modalidade, construíram os respectivos currículos que os permitiu alcançar a tão sonhada graduação. 

O professor Anderson Dias de Lima iniciou a sua prática na década de 1970, na primeira Escolinha Desportiva subsidiada pela Prefeitura de Americana através do antigo DECET – Departamento de Esportes, Cultura, Educação e Turismo, com aulas ministradas pelo saudoso professor Pedro Siqueira Lagoque funcionava embaixo das arquibancadas do Centro Cívico.

Ao longo de mais de 45 anos na Secretaria de Esportes de Americana, dedicou-se desde aluno, passando por atleta, monitor, professor, técnico e coordenador da referida modalidade, bem como, Supervisor e Coordenador Pedagógico das Escolinhas Esportivas no período de 1994 até 2016.Dentre muitas outras atribuições que desenvolveu ao longo de todos esses anos na modalidade, vale destacar as seguintes: Delegado Regional da Federação Paulista de Judô por 10 anos, Membro do quadro de instrutores da F.P.Judô, ministrou cursos para professores de Judô do estado e do país por 23 anos, Membro de Comissões de acompanhamento e estudos técnicos nos Jogos Olímpicos de Atlanta – USA - 1996, no Campeonato Mundial de Paris em 1997, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007 e no Campeonato Mundial do Rio de Janeiro em 2013.

O professor Edson Catarino dos Santos deu inicio à sua jornada no Judô na mesma Escolinha do Centro Cívico na década de 1980, com o professor Paulo Roberto Ávila. Posteriormente, passou a ter aulas com o professor Emílio Cesar Giordano sob a supervisão do professor Umeo Nakashima até a sua formação como faixa preta, em 1988. No ano de 1990, prestou concurso e assumiu a função de professor na Secretaria de Esportes de Americana, na mesma Escolinha onde foi aluno. Assim como o professor Anderson, também teve diversas atuações dentro da Secretaria Municipal de Esportes, desde aluno, atleta, professor e técnico.Formou muitos atletas faixas pretas, com muitos destaques estaduais, nacionais e internacionais. As equipes por ele comandadas sagraram-se campeãs por várias edições dos Jogos Regionais, assim como, dos Jogos Abertos do Interior, dentre outros eventos de renomes. Em 1995 a atleta Sonia Regina F. de Freitas foi Campeã Jogos Sulamericano em Caracas , e em 2001 e 2003 Isabela M Cardoso foi Vice Campeã dos Jogos
Sulamericano e Panamericano em Maracaibo ambos na Venezuela,  sob o comando do Professor Edson Catarino. A Seleção Portuguesa de Judô conta hoje com a atleta Lorrayna Ferreira da Costa formada pelo Professor Edson Catarino.

Atualmente o professor Edson Catarino é professor e supervisor técnico do Centro de Formação e Treinamento de Judô, repartição que hoje substitui aquela antiga Escolinha de Judô onde os dois judocas que ora recebem os Títulos de Alta Graduação (Kodanshas) de 6º e 7º Dan, respectivamente, construíram as suas histórias na modalidade do nosso município. Que as conquistas aqui relatadas, sejam estímulos para as crianças da nossa cidade e região para que venham para a prática do Judô, esse excelente instrumento de educação, formação e integração social da nossa sociedade.

Por: Judô Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada