sábado, 27 de outubro de 2012

Campeões de vários países estão em Salvador para disputa do Mundial de Judô


Na arena de judô montada em Stella Maris, seleções de 12 países já treinam desde quinta-feira, em horários alternados. O confronto começa sábado, primeiro entre as mulheres, e domingo entre os homens. Além de Brasil e Japão, primeiros a chegar, Cuba, China, Alemanha, França, Turquia, Mongólia, Estados Unidos, Argélia, Grã-Bretanha e Uzbequistão também já estão em Salvador.

Nesta sexta desembarcam mais seis ou oito delegações - duas delas, Polônia e Venezuela, ainda não confirmaram presença. Para os judocas brasileiros, ver os rivais estrangeiros circulando pela área de treino só aumenta a adrenalina. "Já começamos a mapear quem está aqui e trocar informações, pois existem muitos judocas novos neste torneio", diz Maria Portela, titular do Brasil em Londres 2012.

Mas as delegações estrangeiras também têm seus medalhões. O Japão, sempre favorito em competições de judô, trouxe os medalhistas olímpicos em Londres 2012 Masashi Ebinuma (66kg) e Masashi Nishiyama (90kg), além do campeão mundial por equipe Daiki Kamikawa (+90kg).

A Rússia contará com o peso pesado Alexander Mikhailin, prata nas Olimpíadas de Londres. O ucraniano Georgii Zantaraia (66kg), medalhista nas últimas três edições de Mundiais, (ouro em 2009, prata em 2010 e bronze em 2011) é mais uma das estrelas confirmadas no evento.

Incógnita
Luta, só sábado, mas nesta sexta já é dia de torcer. Às 14h acontece o congresso técnico do Mundial por equipes e o sorteio das chaves que definirão o adversário do Brasil. A seleção brasileira tem a maior delegação, compete com 10 atletas no masculino e 10 no feminino. Ao todo, são 18 países confirmados até agora, mas até o sorteio pode haver alteração.

Cuba e Venezuela figuravam na relação divulgada pela CBJ no início da semana, mas não aparecem na lista de pré-inscrições. Ainda assim, a delegação cubana desembarcou quinta-feira em Salvador. A Polônia, outra seleção pré-inscrita, não confirmou a vinda. Portanto, caso Polônia e Venezuela cheguem nesta sexta, o número de seleções chegará a 20.

No Mundial, os cinco pesos se enfrentam e a vitória vale um ponto. Não há empate. Se o tempo regulamentar acabar empatado, há prorrogação com morte súbita e decisão dos juízes. O Mundial será no Grand Hotel Stella Maris. Entrada grátis.

Foto: Marina Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada