A brasileira Beatriz Freitas conquistou a prata na categoria até 78 quilos no judô da Universíade de Rhine-Ruhr. Ela perdeu a final a para a alemã Anna Monta Olek, atual vice-campeã mundial, por dois waza-aris nesta sexta-feira (25), ultimo dia de lutas em Essen, na Alemanha. Com isso, o Brasil termina a modalidade com duas medalhas, a outra é um bronze, e chega a dez pódios no geral.
Além de Beatriz Freitas, quatro brasileiros subiram no tatame do Messe Essen Hall nesta quarta-feira (25). Nenhum deles, porém, passou da segunda rodada.
Nomes de peso
A chave dos 78 quilos no judô da Universíade estava recheada de nomes de peso do circuito mundial. A começar pela própria Beatriz Freitas, atleta da seleção brasileira adulta que disputa alguns dos principais torneio do circuito mundial de judô.
Em maio deste ano Bia conquistou a medalha de bronze no Grand Slam da Astana e, em junho, saiu com uma boa sétima colocação no primeiro mundial adulto que disputou. Tem 23 anos e, em 2022, foi vice-campeã mundial júnior.
Além dela, e da vice-campeã mundial Anna Monta Olek, destaque para a sul-coreana Kim Minju, adversária batida por Beatriz Freitas na semifinal. Em maio, as duas se enfrentaram em outra semifinal, do Grand Slam de Astana, com vitória da asiática. Kim Minju, inclusive, foi campeã no Cazaquistão.
Nas duas primeiras lutas agora na Universíade, Beatriz Freitas venceu a russa Polina Iudina e a húngara Nikolett Sagi, ambas também presentes no circuito mundial. A brasileira aplicou um ippon em cada.
Thauana Silva
Thauana Silva, na categoria acima de 78 quilos, foi a outra representante brasileira do dia no feminino do judô em Rhine-Ruhr. Ela perdeu logo na primeira luta, já pela segunda rodada, após tomar um waza-ari da italiana Erica Simonetti.
Masculino
No masculino, mais três eliminações precoces. Guilherme Morais, na categoria até 90 quilos, e Gabriel Arévalo, na até 100 quilos, caíram na segunda rodada. Guilherme derrotou o austríaco Vilmos Lennert por waza-ari, depois foi eliminado pelo azeri Eljan Hajiyev. O brasileiro tomou um ippon vinte segundos após aplicar um waza-ari no rival.
Já Gabriel Arevalo começou passando por yuko pelo ucraniano Oleksii Yershov, mas a seguir caiu por ippon para o georgiano Nika Kharazishvil. Na acima de 100 quilos, Daniel Nazaré perdeu por yuko na primeira rodada para o cazque Zhantilek Nurtilepuly.
Por: André Rossi - OTD
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!