quinta-feira, 17 de julho de 2025

Tocantins recebe mestre mundial do judô para curso gratuito


Palmas vai sediar um evento histórico para o judô tocantinense. O renomado mestre Rioiti Uchida, faixa coral 8º Dan e um dos maiores nomes mundiais da modalidade, será o instrutor do Curso de Kata, promovido pela Federação de Judô do Estado do Tocantins (Fejet). A programação começa nesta quinta-feira, 17 de julho, às 19h, no Dojô da Associação Judô Nipo, localizado na Quadra 301 Norte. A entrada é gratuita para o público interessado.

REFERÊNCIA INTERNACIONAL 

Com um currículo que inclui títulos como tricampeão mundial, tetracampeão panamericano e pentacampeão brasileiro em competições de Kata, Uchida é também árbitro internacional e representante das Américas na Comissão de Kata da Federação Internacional de Judô (FIJ).

Além de sua atuação técnica, Uchida é reconhecido por sua didática e por ter formado atletas campeões mundiais, como Wagner Uchida e Paulo Roberto Ferreira.

CONQUISTA PARA O JUDÔ TOCANTINENSE

A presença de Uchida em Palmas foi viabilizada pelo presidente da Fejet, Sensei Celso Galdino, faixa coral 6º Dan, que celebrou o momento:

“É uma honra imensurável receber um mestre desse nível. Todos os participantes sairão transformados. Para mim, é ainda mais especial, pois o Sensei Uchida esteve presente em momentos marcantes da minha trajetória”, destacou Celso.

PROGRAMAÇÃO TÉCNICA  

O curso terá quatro dias de imersão nos fundamentos técnicos e filosóficos do Kata, com foco na precisão, disciplina e essência do judô. Confira a agenda:

Quinta (17) – 19h às 21h30
Revisão do Katame no Kata (técnicas de imobilização e domínio no solo)

Sexta (18) – 19h às 21h30
Estudo do Ju no Kata (suavidade na execução das técnicas)

Sábado (19)
• 14h às 16h – Continuação do Ju no Kata
• 16h30 às 18h30 – Introdução ao Kime no Kata (defesa pessoal)

Domingo (20) – 8h30 às 11h
Encerramento com reforço dos ensinamentos do Kime no Kata

QUEM É RIOITI UCHIDA

Nascido em Tapiraí (SP) em 1952, Uchida iniciou no Judô em 1971 com o lendário Chiaki Ishii, primeiro brasileiro medalhista olímpico na modalidade. Atualmente, coordena o setor de Kata da Federação Paulista de Judô (FPJ) e leciona na Associação de Judô Alto da Lapa (SP), com foco na ética, filosofia e técnica do Judô tradicional.

OPORTUNIDADE ÚNICA  

O evento é voltado a judocas de todos os níveis, técnicos, árbitros e demais praticantes que desejam aprofundar seus conhecimentos nos fundamentos clássicos da arte marcial. A expectativa da Fejet é reunir um público expressivo e deixar um legado técnico para o Judô tocantinense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada