sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Suzano: Vítima de especulação imobiliária, Judô Terazaki poderá perder a sua sede histórica


Uma das primeiras academias de Judô da América Latina e a número 001 no registro da Federação Paulista de Judô, a Academia Terazaki, ou Clube Recreativo de Suzano Judô Terazaki, da cidade de Suzano, está correndo sério risco de desaparecer. 

O prédio septuagenário, erguido especialmente para ministrar aulas de judô, está registrado em uma zona especial de preservação cultural (ZEPEC), porém sua localização no bairro Urupês, que está em crescente urbanização e com inúmeros empreendimentos imobiliários, torna-o visado para novos empreendimentos.  

Prédio é uma réplica do antigo Instituto Kodokan do Japão

O prédio é réplica do primeiro templo de judô do Japão, o Kodokan, e começou a ser construída no ano de 1937 por Tokuzo Terazaki, ou mestre Terazaki, como era conhecido pelos seus discípulos, que idealizava difundir os ensinamentos do judô. A conclusão foi em 1952 e na construção contou com o apoio de muitas pessoas ligadas à colônia e até do Japão. 

Campanha para arrecadação de assinaturas

Inicialmente criada para os judocas e moradores de Suzano, a petição colhendo assinaturas para apresentar à iniciativa pública e privada, no intuito de não deixar que a história do judô seja apagada dessa forma, ultrapassou os limites da cidade e agora toda a comunidade do judô e pessoas que simpatizam com a modalidade estão se mobilizando para que a campanha recolha mais e mais assinaturas.

Como colaborar

A forma de colaborar com essa petição é bem simples e não custa nenhum centavo. Basta clicar aqui e depois clicar em "Assinar Petição".

Assine a petição e compartilhe essa matéria para que mais e mais judocas possam ajudar a manter a história viva do prédio da Academia Terazaki.

Precisamos nos unir para que a história do judô não seja apagada da realidade e se transforme apenas em histórias contadas em livros.




Por: Boletim OSOTOGARI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada