terça-feira, 20 de maio de 2014

Medalhistas olímpicos ensinam mais do que judô em projeto social


Proporcionar as oportunidades que eles mesmos tiveram através do esporte, promover cidadania e ensinar a importância de valores como respeito e disciplina. Muito além das técnicas e táticas do judô, essas são as lições que o campeão olímpico Rogério Sampaio, medalha de ouro em Barcelona 1992, e o vice-campeão olímpico Carlos Honorato, prata em Sidney 2000, estão se esforçando para transmitir para os alunos do Projeto Judô - Educando Para a Vida, desenvolvido com crianças e adolescentes da Baixada Santista.
Rogério Sampaio conta que, quando surgiu a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, por meio do Ministério do Esporte, enxergou uma maneira de levar o ensino do judô a comunidades mais carentes que a Associação de Judô Rogério Sampaio não alcançava. "Ao longo de anos de existência da Associação, sempre abrimos bolsas para que alguns alunos pudessem praticar judô gratuitamente, mas, logicamente,  tínhamos limitações e quando surgiu a Lei de Incentivo ao Esporte, a possibilidade de ampliar o número de atendimentos gratuitos aumentou", detalhou, durante o II Festival do Projeto Judô - Educando Para a Vida, no último final de semana, no Clube Internacional de Regatas, em Santos. O evento reuniu 160 alunos.

Segundo Sampaio, a prática esportiva na infância e na juventude é fundamental, principalmente o judô que trabalha com valores importantíssimos para vida de qualquer pessoa, como o respeito ao próximo, a disciplina, o respeito aos mais velhos, aos professores. "São valores que hoje estão se perdendo pela vida e o judô trabalha exatamente a fixação desses valores. A gente espera que essas crianças possam fazer judô com seis, sete, oito, 10 anos, e quando você faz por um longo tempo, mesmo que você não chegue a uma faixa preta, esses valores já estão fixados dentro de você. Esse é o grande benefício que a gente enxerga com a prática do judô. A iniciativa está sendo um sucesso e me sinto recompensado. Acho que estou dando chances para que outros tenham as oportunidades que tive por meio do judô. E que cada um construa seu caminho".
Respeito e gentileza
Carlos Honorato, supervisor e professor do Projeto, diz que sempre destaca em suas aulas a importância da disciplina e do respeito. "Para uma pessoa ser campeã, ela tem que ser respeitosa e disciplinada. Eu tento passar isso para os meus alunos: sempre respeitar os pais, falar muito obrigado, por favor. Estamos num mundo tão virtual ultimamente, que, muitas vezes, a criança fica jogando vídeo game na sala e pede pra mãe trazer um copo de água porque está com sede. Tento passar isso pra eles. Falar um bom dia, uma boa tarde. Transmitir a educação e o respeito com os colegas, amigos de treino e na escola pra conseguir tudo o que se almeja no futuro", explica.
O Projeto Judô – Educando Para a Vida é desenvolvido pela Associação de Judô Rogério Sampaio, em parceria com as prefeituras de Santos, São Vicente e Cubatão, com patrocínios da Votorantim Cimentos e do Negócio Fosfatos da Anglo American, por intermédio do Ministério do Esporte e a AJRS, autorizado pela Lei de Incentivo ao Esporte.
MR Comunicação
Jornalista Myrian Rosário – MT 17.770

Fotos: Thais Moraes Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada