sábado, 3 de outubro de 2009

Festival de Cinema do Rio exibe Documentário sobre o Judoca Antonio Tenório.

Os organizadores do Festival do Rio 2009, que está acontecendo desde o dia 24 de setembro e vai até o dia 8 de outubro, anunciaram hoje outros filmes da Première Brasil. Além da mostra competitiva, já divulgada, a Première Brasil 2009 apresenta outras mostras especiais: entre elas está a mostra “Retratos”, sobre personalidades que se destacam na história do Brasil, que inclui o documentário "B1 – Antonio Tenório em Pequim", de Felipe Braga e Eduardo Hunter Moura; Ao todo a Première Brasil exibirá 42 longas e 18 curtas.
Antonio Tenório é um B1: totalmente cego, carrega na manga do quimono o círculo vermelho que o simboliza. O documentário acompanha este judoca profissional, um dos poucos no mundo a competir tanto em campeonatos paraolímpicos quanto regulares, enquanto ele se prepara para disputar uma quarta medalha de ouro, em Pequim. Filmado no Brasil, França e China, “B1” narra uma jornada internacional pelo ponto de vista de um judoca cego, revelando o homem por trás do atleta de alto-rendimento e investigando cinematograficamente sua sensibilidade.

Antônio Tenório da Silva
Data de nascimento: 24/10/1970
Deficiência: cego total (descolamento de retina)
Classe: B1
Categoria: até 100 kg
Estado: São Paulo

Informações: Tenório é tetracampeão paraolímpico na categoria até 100kg. O atleta conquistou a primeira medalha de ouro de 1996, quando competiu em Atlanta, e ganhou ouro nas três edições dos Jogos Paraolímpicos subseqüentes. A deficiência veio ainda criança, quando em uma brincadeira de estilingue perdeu a visão. Tenório coleciona títulos de peso como o de campeão mundial, em 2006; campeão Paulista meio-pesado no judô convencional, em 2008, e ouro no Parapan do Rio de Janeiro, em 2007. É um dos poucos do mundo a competir tanto em Paraolimpíadas quanto em campeonatos regulares, onde é geralmente o único deficiente visual, como no Campeonato Paulista Master de 2008, realizado em Valinhos, de onde saiu campeão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada