Uma das mais longevas hegemonias do esporte nacional segue intacta. No último fim de semana, dias 29 e 30 de março, no Ginásio do SESI em Simões Filho (BA), o Time Judô Rio novamente conquistou o Campeonato Brasileiro Regional, feito que se repete desde 2010. Ao todo, a seleção do Rio de Janeiro ganhou 115 medalhas (46 ouros, 40 pratas e 29 bronzes), terminando o torneio à frente das representações de Minas Gerais (22-23-34), Bahia (09-11-34) e Espírito Santo (03-06-22). Além de campeão no geral, o Time Judô Rio também faturou a competição no feminino (25-17-18) e no masculino (21-23-11).
segunda-feira, 31 de março de 2025
Hegemonia mantida! Time Judô Rio conquista o Campeonato Brasileiro Regional
Uma das mais longevas hegemonias do esporte nacional segue intacta. No último fim de semana, dias 29 e 30 de março, no Ginásio do SESI em Simões Filho (BA), o Time Judô Rio novamente conquistou o Campeonato Brasileiro Regional, feito que se repete desde 2010. Ao todo, a seleção do Rio de Janeiro ganhou 115 medalhas (46 ouros, 40 pratas e 29 bronzes), terminando o torneio à frente das representações de Minas Gerais (22-23-34), Bahia (09-11-34) e Espírito Santo (03-06-22). Além de campeão no geral, o Time Judô Rio também faturou a competição no feminino (25-17-18) e no masculino (21-23-11).
30º Torneio Estímulo de Judô: Tradição, Dedicação e Grandes Conquistas
Nos dias 29 e 30 de março, o Torneio Estímulo de Judô marcou oficialmente a abertura do calendário de eventos da 15ª Delegacia Regional da Grande Campinas. O tradicional evento aconteceu no ginásio de esportes do Clube dos Funcionários da Robert Bosch, em Campinas, reunindo atletas e entusiastas da modalidade.
A organização ficou a cargo dos dedicados professores Mauro Cazetto e Rosana Almeida, que há três décadas se empenham para manter viva essa competição. Sempre contando com o apoio irrestrito do Delegado Regional da 15ª Delegacia, Celso de Almeida Leite, e sua equipe, o torneio tem se consolidado como um dos mais aguardados do circuito.
A edição deste ano reuniu um impressionante total de 965 atletas, representando 54 agremiações da região. No sábado, 440 competidores das categorias Sub-7 ao Sub-13 entraram nos tatames, enquanto no domingo foi a vez de 525 atletas das categorias Sub-15 à Sênior demonstrarem sua técnica e determinação.
Apesar do grande número de participantes, a organização eficiente garantiu que as competições fossem concluídas pontualmente às 14h em ambos os dias. O Torneio Estímulo de Judô mais uma vez reafirmou sua importância para o desenvolvimento do esporte na região, proporcionando um ambiente de competição saudável e agradável para os judocas de todas as idades.
Confira as fotos do evento nos links abaixo:
Por: boletim OSOTOGARI
sexta-feira, 28 de março de 2025
Canoas recebe Campeonato Brasileiro Regional de Judô da Região V
Entre os dias 28 a 30 de março, Canoas será sede do Campeonato Brasileiro Regional de Judô da Região V. O evento acontece no ginásio da Universidade La Salle, na Rua Quinze de Janeiro, 2 andar. O evento é realizado em parceria entre a Confederação Brasileira de Judô, a Universidade La Salle e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
A competição, que reunirá mais de mil judocas nas categorias Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21 e Sênior, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, contando com a presença de 30 atletas do município. A escolha de Canoas como sede facilita o deslocamento dos competidores da região sul do Estado e reforça a cidade como um polo esportivo.
Por: Prefeitura de Canoas
Campinas: 30º Torneio Estimulo 2025
Trinta anos de história e dedicação! O Torneio Estímulo chega à sua 30ª edição celebrando uma trajetória ininterrupta de competições que, ano após ano, incentivam e fortalecem o esporte na região. Três décadas de lutas, desafios e, acima de tudo, paixão pela modalidade, sempre impulsionando atletas de todas as idades a escreverem suas próprias histórias de conquistas. E que venham mais 30 anos de muito sucesso!
Neste ano especial, o Torneio Estímulo será realizado nos dias 29 e 30 de março, no ginásio do Clube dos Funcionários da Bosch, em Campinas. A competição é uma iniciativa do professor Mauro Cazetto, em parceria com a 15ª Delegacia Regional, sob a liderança do Delegado Celso de Almeida Leite e sua equipe.
O evento, que abre oficialmente a temporada de competições da 15ª Delegacia Regional – uma das maiores do Estado de São Paulo –, promete ser um verdadeiro espetáculo esportivo. A expectativa é de que mais de 1.000 atletas participem das disputas ao longo dos dois dias de competição, demonstrando talento, garra e espírito esportivo.
Que esta edição seja mais um marco nessa brilhante jornada e que possamos continuar celebrando juntos o esporte, o esforço e a dedicação de tantos atletas, treinadores e organizadores. Nos vemos nos tatames para mais um grande torneio!
Por: boletim OSOTOGARI
Judoca de Santa Gertrudes é convocado para a Seleção Brasileira de Judô Paralímpico
Judoca Atibaiense conquista medalha de Bronze em Bremen na Alemanha
No sábado (22), três atletas do São João Tênis Clube/APAJA/Secretaria de Esportes e Lazer da PEA, participaram na cidade de Bremen na Alemanha, do International Masters Bremen, os atibaienses César Godoy Sub 18 – 90kg e Renan Breitenbach de Lima – 73kg Sub 21, foram coordenados pelo professor atibaiense e técnico da Seleção Brasileira, Thiago Valladão Fernandes.
Bahia: Mutuípe recebe a II Maratona da Academia Gnoney de Judô
Neste domingo (23), a cidade de Mutuípe foi palco da II Maratona da Família Gnoney de Judô, um evento que reuniu atletas e familiares em um percurso cheio de energia, interação e espírito esportivo.
quinta-feira, 27 de março de 2025
Pacaembu - 85 anos de História
Na foto 1, nosso Memorável Sensei, o Estimadíssimo e Eterno Professor Toshio Ozawa. (conheça e aprecie sua biografia: Historia_Prof_Toshio_Ozawa_04jan25.pdf - Google Drive)
Na foto 2, a Equipe de Judô de Ribeirão Preto (Centro Ribeirão-Pretano de Judô) por ocasião do "Torneio Beneméritos do Judô no Brasil" realizado no Pacaembu, em 1974.
Da esquerda para a direita estão os atletas, em pé: Silvio Sakamoto, Paulo Cesar Leão Carpi, Mauro Sampaio Benedini, Pérsio Caldo Martinelli, José Toshimori Nakane, Peterson Antunes de Campos, José Antonio Balau e Eurico Rezende; agachados: Carlos Suzuki, Tito José Bonagamba, André Ibrahim Issa Halah e Celso Stefanelli.
Fizemos uma modesta parte dessa história quando o Pacaembu contava com apenas 34 anos, ocupando o alojamento do Estádio durante a competição.
segunda-feira, 24 de março de 2025
Projeto Olhar Futuro de Judô: Formando Campeões Dentro e Fora dos Tatames!
O Projeto Olhar Futuro de Judô, de São José dos Campos, é muito mais do que um simples centro de treinamento. Desde sua criação, tem sido um verdadeiro agente de transformação social, oferecendo a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade a oportunidade de desenvolver disciplina, respeito e superação através do judô.
Ao longo dos anos, nossos atletas brilharam nos tatames, conquistando títulos em competições regionais, estaduais, nacionais e até internacionais. Cada medalha representa a excelência esportiva e o impacto positivo que o judô tem na vida de cada um desses jovens, proporcionando esperança, crescimento pessoal e novas perspectivas de futuro.
Agora, para dar um passo ainda maior, o Sensei Sargento Jefferson Santos e sua equipe estão mobilizados em uma nova missão: a construção do Centro de Treinamento do Projeto Olhar Futuro. Esse espaço permitirá atender ainda mais crianças e jovens, oferecendo melhores condições para o desenvolvimento esportivo e social.
E para tornar esse sonho realidade, estamos realizando uma rifa beneficente de um iPhone 14 zerado, na caixa, por apenas R$ 10,00! Todo valor arrecadado será destinado à construção do novo centro.
Para participar e concorrer, basta fazer um PIX para: 📩 projetoolharfuturo@gmail.com
Depois, entre em contato pelo whats app do professor Jefferson Santos (12) 99608 1308 enviando o comprovante do pix e ele enviará o bilhete da rifa. O sorteio, em data a ser agendada, será presencial e de forma raiz, jogando os canhotos para o alto e uma criança irá pegar um.
Cada bilhete comprado é um passo a mais para transformar vidas e construir um futuro melhor para muitas crianças!
Judocas e amigos do esporte, essa é a hora de fazer a diferença! Com um pequeno gesto, você pode ajudar a mudar o destino de muitas crianças e ainda ter a chance de ganhar um super prêmio. Não fique de fora dessa luta! Adquira seu número e junte-se a nós nessa missão!
Por: Projeto Olhar Futuro - São José dos Campos - SP
Araras: Arthur Teixeira e Lucas Faria são campeões da copa São Paulo
No sábado (22/3) os judocas do Projeto Kimono de Ouro disputaram a “Copa São Paulo de Judô - Divisão Aspirante” da Federação Paulista de Judô, onde foram conquistadas duas medalhas de ouro.
Leonardo Lara (presidente) e Jeferson Vieira (vice-presidente) são eleitos para a FJERJ por aclamação
“O alto rendimento sem dúvida é um dos pilares da Federação. As nossas conquistas contam a nossa história. Um grande objetivo que temos é o de tornar as competições do Rio de Janeiro cada vez maiores e com melhor nível técnico, assim como o de conseguir mais recursos para o custeio de nossas equipes nos eventos nacionais. Falando em eventos nacionais, buscaremos dar oportunidade ao maior número de treinadores e de árbitros de atuar em eventos nacionais, trazendo, assim, cada vez mais conhecimento e experiência para a FJERJ”, declarou o recém-eleito presidente, que seguiu falando sobre o Judô como meio de educar:
“Uma grande diferença do Judô para outras modalidades esportivas é que o Judô foi criado para ser um método de educação, onde a formação global do indivíduo visa trazer benefícios para toda a sociedade. Desta forma, temos como um de nossos principais objetivos o de trazer novos projetos sociais e educacionais para a comunidade Judô Rio, envolvendo cada vez mais crianças, jovens e professores”. Por fim, Leonardo Lara comentou sobre como pretende desenvolver a Federação em termos administrativos:
“A área administrativa é fundamental para o planejamento e a organização de qualquer entidade, e com a FJERJ não haveria de ser diferente. Queremos, além de reformar a nossa sede e implementar tecnologias mais avançadas em nossos processos administrativos, investir ainda mais em cursos e projetos de qualificação para os colaboradores da Federação”.
Leonardo Lara e Jeferson Vieira fizeram parte do quadro diretivo da FJERJ durante os dois mandatos de Jucinei Costa na presidência, entre 2017 e 2024. Leonardo Lara foi Diretor Técnico durante todo o período e acumulou a função de vice-presidente no primeiro mandato, enquanto Jeferson Vieira foi superintendente administrativo e, depois, vice-presidente. Jeferson Vieira comentou sobre os benefícios que a continuidade pode trazer para o próximo quadriênio:
“Ao longo destes últimos anos, a Federação se aproximou de instituições como a CBJ e a Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de uma forma inédita, expandindo a nossa capacidade de realizar grandes eventos nacionais e internacionais, promover o Judô escolar e o Judô inclusivo, e fomentar projetos sociais. Com certeza ter uma continuidade de ideias e de forma de trabalhar na direção da Federação contribui para que possamos estreitar ainda mais os laços com estas e outras entidades e levar adiante os projetos que buscam impactar positivamente não apenas na comunidade do Judô Rio, mas em toda a nossa sociedade”.
Os membros eleitos para o Conselho de Administração foram João de Deus Lins Brandão Junior, Carlos Otávio da Silva Conceição e Douglas Leal Bento. Já para o Conselho de Ética, foram eleitos Helio de Oliveira, Nilza Maria Guimarães da Silva, Derides de Castro Rosa, Chuno Wanderley Mesquita e Willian Muniz de Souza. A Comissão Eleitoral foi formada por Diogo Ferreira Pereira (Presidente), Roberto Alves Garcia (Vice-Presidente), Carlos Eugênio Vieira Losso (1º Secretário), Ana Cristina Moraes de Oliveira (2ª Secretária) e Alexsandro de Souza Lima Guilhome (Procurador).
Leonardo Lara (presidente)
Leonardo Lara se filiou à FJERJ em 1985 pela Associação Atlética Banco do Brasil Tijuca, agremiação pela qual se tornou faixa preta em 1990 sob tutela do sensei Jonas Venturi. Em 1991, formou-se árbitro pela Federação e iniciou a faculdade de Educação Física, que viria a concluir em 1995. Como treinador e chefe de delegação, conquistou diversos títulos com o Time Judô Rio, em todas as classes, do Sub-13 ao Sênior. Em 2000, Leonardo Lara assumiu seu primeiro cargo na Federação, o de Coordenador dos Oficiais Técnicos, função que viria a exercer por sete anos, além de ter sido Conselheiro Fiscal eleito por cerca de uma década. Entre 2017 e 2020, Leonardo Lara acumulou as funções de Vice-Presidente e Diretor Técnico da Federação, permanecendo como Diretor Técnico de 2021 a 2024. Leonardo Lara é Kôdansha 6º Dan, membro da Academia Brasileira de Treinadores do COB e atuou como gerente de competições de Judô nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Jeferson Vieira
Jeferson Vieira é filiado à FJERJ há quase 50 anos, desde 1976, quando entrou na Federação pelo Judô Clube Antônio Vieira. Dez anos depois, em 1986, se formou faixa preta pelas mãos do sensei Luiz Araújo de Lima, no Clube de Natação e Regatas Santa Luzia. Assim que se tornou faixa preta, Jeferson Vieira passou a atuar também como árbitro, chegando ao ápice de arbitrar no Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ) entre 2009 e 2021 e nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020. Em meados dos anos 2000, assumiu a função de Diretor de Arbitragem da FJERJ e, logo depois, a de Coordenador de Arbitragem da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Ao longo dos últimos 8 anos, Jeferson Vieira, que é Kôdansha 7º Dan, exerceu na Federação as funções de Superintendente Administrativo (2017-2020) e Vice-Presidente (2021-2024).
Veja, abaixo, a ata da Assembleia Geral Ordinária deste domingo.
ICI conquista o topo da copa São Paulo e reafirma sua liderança no judô veterano
O Instituto Camaradas Incansáveis (ICI) reafirma, mais uma vez, sua posição de destaque como a principal equipe de veteranos do Brasil. Sob a liderança técnica do incansável General Bahjet e com o apoio administrativo do cofundador Cristian, os valentes camaradas alcançaram, mais uma vez, a primeira colocação geral na Copa São Paulo.
"Conquistamos de forma implacável o primeiro título do ano, e seguiremos dedicados e focados rumo a conquista de todas as medalhas possíveis e imaginárias com o propósito de contribuir para a liderança do ICI no cenário nacional e mundial, desta forma contribuindo para o protagonismo do país no judô veterano. Nesse momento em que tanto se busca a longevidade Saudável, o ICI avança mais uma vez, com um time aplicado e bem orientado pelo Bahjet e apoiado pelo Cristian, rumo a um 2025 vencedor. Se quiser conhecer o método que já é lendário, venha treinar no Coliseu. Tenta a sorte, treinos diários na Rua Barão do Bananal, 474. Vamos com garra absurda", reflete o presidente do ICI, kodansha 7º Dan Rodrigo Motta.
Por: ASCOM ICI
quarta-feira, 19 de março de 2025
Simplesmente JUDÔ #58: Celebrando Conquistas e Grandes Momentos no Mundo do Judô
Por: Boletim OSOTOGARI
terça-feira, 18 de março de 2025
Tocantins: Torneio Interno do Judô Guerra reúne mais de 70 atletas em clima de aprendizado e superação
No último sábado, dia 15 de março, o dojô da AD Guerra, em Palmas, foi palco de um evento especial para a comunidade judoca: o Torneio Interno do Judô Guerra. A competição reuniu mais de 70 atletas, com idades entre 4 e 50 anos, representando os polos de judô da associação. O evento foi uma excelente oportunidade para os judocas vivenciarem o estresse e a dinâmica de uma competição, em um ambiente amigável e controlado, essencial para sua formação técnica e emocional.
Estiveram presentes, além do Dojo Guerra de Palmas, o Judô Giacomini de Gurupi, dos professores Paulo e Cláudia Giacomini, Guerreiros dos Judô, do professor Marcos Vinícius Moreira, e Compartilhando Amor, do professor Heli Jr.
Com tatames lotados e muita torcida, o torneio mostrou a força e a diversidade do Judô Guerra. Atletas de todas as faixas etárias e níveis de experiência tiveram a chance de testar suas habilidades, aplicar técnicas aprendidas nos treinos e superar desafios individuais. Para muitos, especialmente os mais jovens, foi a primeira experiência em uma competição, marcando o início de uma jornada promissora no judô.
Formação além das medalhas
O Sensei Fred Guerra, técnico e líder da associação, destacou a importância do torneio como ferramenta pedagógica. "Competições internas como essa são fundamentais para o crescimento dos atletas. Eles aprendem a lidar com a pressão, a respeitar os adversários e a entender que o judô vai muito além das medalhas. É uma lição para a vida", afirmou.
O clima de camaradagem e apoio mútuo entre os participantes foi um dos pontos altos do evento. Pais, mães e familiares acompanharam de perto as lutas, vibrando a cada ponto conquistado e celebrando o espírito esportivo que permeou o dia.
Judô Guerra em destaque no cenário estadual
O Torneio Interno reforça o compromisso da AD Guerra com o desenvolvimento do judô no Tocantins. Atualmente, a associação ocupa a segunda colocação no Ranking Tocantinense de Judô, um reflexo do trabalho sério e dedicado realizado pelos técnicos, atletas e toda a equipe.
O sucesso do evento também serve como preparação para os próximos desafios da temporada, incluindo competições regionais e nacionais. Para os atletas, cada luta no tatame é um passo em direção à excelência e à consolidação de seus nomes no cenário esportivo.
Próximos passos
Com o Torneio Interno consolidado como um marco na formação dos judocas, a AD Guerra já planeja novos eventos e atividades para continuar incentivando a prática do judô em Palmas e região. O foco é manter o alto nível técnico e, ao mesmo tempo, fortalecer valores como disciplina, respeito e superação.
Para os atletas do Judô Guerra, o tatame é mais do que um local de competição: é um espaço de aprendizado, crescimento e realização de sonhos. E o Torneio Interno de 2025 mostrou que, com dedicação e união, eles estão no caminho certo para conquistar voos ainda mais altos.
segunda-feira, 17 de março de 2025
Judoca Olímpica Maria Portela é a Nova Professora do Projeto Kimono de Ouro
Maria Portela teve uma carreira mais do que vitoriosa dentro do judô brasileiro. Foram três Jogos Olímpicos disputados (Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020), duas medalhas de bronze em Jogos Pan-Americanos, além de muitas outras conquistas em Mundiais e colocações expressivas nos rankings internacionais em mais de 15 anos representando a seleção brasileira.
Portela começou no judô aos 9 anos de idade, por meio de um projeto social na escola em Santa Maria, sua cidade natal. A partir daí, nunca mais deixou o esporte, fazendo o que fosse preciso em meio às dificuldades, buscando sempre estar entre as melhores do judô brasileiro.
“Estou muito feliz em poder contar com alguém com tamanho gabarito como a Maria Portela tem. Hoje ela terá a oportunidade de passar para todas as crianças, tudo aquilo o que o judô lhe ensinou, onde sem dúvidas terão muitos alunos que vão se inspirar ainda mais com sua história. Desejo boa sorte na nova jornada que está apenas começando”, comenta o coordenador do projeto, professor kodansha Marcos Mercadante.
Por: Associação Mercadante de Araras
domingo, 16 de março de 2025
Paulo Wanderley Teixeira é eleito presidente da CBJ para o próximo quadriênio
O professor Paulo Wanderley Teixeira foi eleito presidente da Confederação Brasileira de Judô para os próximos quatro anos, em pleito realizado neste sábado (15), no Rio de Janeiro. A chapa liderada por ele, única concorrente, foi eleita por aclamação por todas as 25 Federações Estaduais em conformidade, Comissão de Atletas e representantes de seis clubes.
quarta-feira, 12 de março de 2025
Judocas Atibaienses Participam da Copa São Paulo de Judô 2025
Os atletas Atibaienses do São João Tênis Clube/APAJA/Secretaria de Esportes e Lazer da PEA participaram da 16ª Edição da Copa São Paulo de Judô, realizada nos dias 07, 08 e 09 de março, no Ginásio do Ibirapuera, onde reuniu mais de 2.500 atletas de diversas categorias, de 230 Associações, Clubes e Agremiações de todo o país, com público estimado de cerca de 10.000 pessoas durante os três dias.
segunda-feira, 10 de março de 2025
Rio de Janeiro: Instituto Reação é campeão do Torneio de Abertura 2025
O Judô Comunitário Instituto Reação conquistou o Torneio de Abertura neste fim de semana, dias 8 e 9 de março, na Arena Carioca 1, Parque Olímpico da Barra da Tijuca, e largou na frente do Circuito Estadual 2025 da FJERJ. Com um total de 66 medalhas (25 ouros, 21 pratas e 20 bronzes), o Reação terminou na classificação geral à frente de Clube de Regatas do Flamengo (18-17-22) e Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama (11-12-16). Entre as agremiações do Interior, o Impacto Fight School, 4º lugar no geral, foi a melhor colocada, com 7 ouros, 6 pratas e 9 bronzes.
“O fim de semana de ação na arena olímpica contou com mais de 1.200 lutas e 4 diferentes agremiações vencedoras de classes. Esses números reforçam que, na temporada 2025, o Judô Rio seguirá sendo reconhecido por promover eventos prestigiados por seus judocas e pela distribuição de forças entre as suas agremiações. Não somente as agremiações da Capital, mas também as do Interior”, comentou o vice-presidente da FJERJ, Jeferson Vieira.
Nos resultados classe por classe, o Reação se destacou no Sênior (10 ouros, 10 pratas e 7 bronzes), enquanto o Flamengo levou a melhor no Sub-21 (07-03-04) e no Sub-18 (06-03-09). Na classe Sub-15, quem brilhou foi o Impacto (04-03-02) e, na Sub-13, a Umbra-Vasco (03-03-04). Os resultados do Torneio de Abertura foram decisivos para a formação do Time Judô Rio que disputará o Campeonato Brasileiro da Região III nos dias 29 e 30 de março, na Bahia. A lista completa com os convocados será divulgada nos próximos dias.
A 2ª etapa do Circuito Estadual da FJERJ é o Campeonato Estadual, nos dias 17 e 18 de maio. Antes disso, o calendário da Federação terá a 1ª etapa do Circuito Hajime, nos dias 5 e 6 de abril. Veja, abaixo, a classificação geral e os resultados individuais do Torneio de Abertura 2025.
