terça-feira, 7 de outubro de 2014

Projeto Judô Nova União Cajazeiras revela novos atletas em Salvador


O judô tem servido para mudar a vida de estudantes com idades de 9 a 15 anos, em Salvador. O projeto social Judô Nova União Cajazeiras, dirigido pelo pedagogo e faixa preta de judô Luiz Sant’Anna há dois anos, é desenvolvido na Escola Municipal Ricardo Pereira e já atende cerca de 30 jovens e crianças. Como vivem em áreas de vulnerabilidade social, a modalidade tem sido um meio de manter esses jovens longe das ruas e dos perigos que a acompanham.

"A grande maioria dos estudantes vive em áreas de risco social e pertence às camadas de menor poder aquisitivo", pontua Luiz Sant’Ana. O diretor da escola, Hamilton Souza, destaca a importância da modalidade na vida dessas crianças. "O judô ajuda muito. Faz o aluno ser  disciplinado e essa filosofia é passada na sala de aula, aos que não  praticam a luta",  disse Souza.

A atividade é gratuita, mas os alunos precisam se enquadrar nos pré-requisitos e ter disciplina: ser bom aluno, se comportar na sala de aula, respeitar os horários e se dedicar aos treinos é essencial para manter-se matriculado. “Quando a gente entra nas aulas, pensa que vai ser tudo fácil, mas depois começa o treino e vem a rotina de compromissos", conta Taíssa Oliveira, aluna do projeto, faixa cinza, de 10 anos.

Formando campeões
O projeto já está colhendo frutos. A atual campeã brasileira sub 13, na categoria leve (34kg), é a judoca Jaqueline Nascimento, aluna do projeto há dois anos. Apesar de muito nova, a menina faz planos e tem o desejo de ajudar a família. “Fico feliz por ela ganhar o ouro. Ela sempre fala que vai me ajudar quando se tornar  grande atleta”, contou Domingos, pai da menina.

Ainda nova e dando seus primeiros passos na vida competitiva, o sonho de Jaqueline ainda é bem diferente da maioria dos atletas. “Meu sonho é ter o meu quarto, em vez de dividir um com meu irmão. Estou ficando mocinha e quero a minha privacidade”, disse a judoca.

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada