domingo, 5 de setembro de 2010

Entrevista: Antonio Tenório da Silva

Nesta semana, nossa entrevista uchikomi será com um judoca que dispensaria qualquer apresentação. Aqui no boletim OSOTOGARI, sempre teve destaque, afinal, um tetra campeão paraolímpico merece todo destaque. Esta semana o seu filme entrou em cartaz nos cinemas. “B1 – Tenório em Pequim” está prometendo ser um sucesso nas bilheterias. Antonio Tenório da Silva, 39 anos, faixa preta 4º dan, é competidor da classe master e também sênior, categoria meio pesado. Compete na categoria B1, para judocas com deficiência visual completa e também participa de competições de judô regular. Tenório tem quatro filhos, um de 21 anos, um de 20 anos, um de 10 anos e uma garotinha de dois anos e oito meses!
Tenório começou a praticar judô com sete anos de idade, por intermédio de seu pai, no clube do círculo dos patrulheiros de São Bernardo do Campo. Passou por várias academias: Chácara 3 Irmãos, Clube Avenida, Vasco da Gama (Rio), São Paulo F.C., Gulo Judô e recentemente mudou-se de São Bernardo do Campo para São José do Rio Preto, transferindo-se para a AD Ateneu Mansor.

Tem como técnicos Fernando Cruz, seu principal incentivador, e também o Leo Mansor. Seu preparador físico é William Soares.

Principais títulos: Tetra Campeão Paraolímpico, Campeão do Parapan 2007 no Rio de Janeiro, Campeão Paulista Master M2 meio pesado (regular) 2008, Campeão Mundial de Judô Paraolímpico 2007 e campeão mundial de Jiu Jitsu 2010.

B.O.: Ser tetra campeão paraolímpico é uma façanha para poucos. O que falta para o Antonio Tenório conquistar com o Judô? Parar de competir, por enquanto, nem pensar?
Antonio Tenório: Faltam as conquistas das competições que ainda pretendo participar, por isso, parar de competir, nem pensar!
(Tenório já se prepara para o os Jogos Mundiais, na Turquia, em abril de 2011, e o Parapan de Guadalajara, em novembro de 2011, ambos valendo vaga para as Paraolimpíadas de Londres, em 2012)

B.O.: Como é sua preparação para as competições? Como é seu trabalho de periodização para os principais campeonatos?
Antonio Tenório: Mantenho o controle de peso, ganho de massa e aumento o ritmo de competição, até atingir o pico próximo ao evento almejado. Por exemplo, em abril de 2011 tem o mundial paraolímpico e já estou em fase de preparação, neste momento fazendo a base.

B.O.: Seus filhos te acompanham nos tamanes? Treinam judô?
Antonio Tenório: Nenhum dos quatro! (Risos).

B.O.: O que o motivou a mudar-se de São Bernardo do Campo para São José do Rio Preto?
Antonio Tenório: A minha filha caçula nasceu em Rio Preto, queria ficar bem próximo dela.

B.O.: Com o lançamento do seu filme, por sinal muito aguardado, percebemos que a sua visibilidade na mídia aumentou ainda mais. Vimos o trailer do filme e dá para perceber o capricho com que foi produzido. Qual sua expectativa com relação à critica, ao público e também à prospecção de patrocinadores para seus projetos?
Antonio Tenório: Primeiramente, o que mais gera expectativa é o público, a crítica está positiva e estão elogiando o filme, agora, mesmo com toda essa divulgação sinto que terei problemas com a prospecção de patrocínio. Esse é o ponto mais complicado, uma barreira difícil de ser superada.

B.O.: Como surgiu a idéia de realizar um documentário sobre sua trajetória rumo ao tetra campeonato? De quem foi essa iniciativa?
Antonio Tenório: Foi em 2007, durante o Parapan no Rio de Janeiro. A Teresa Amaral, que é a superintendente do IBDD, teve a idéia e fez a intermediação com os diretores Felipe Braga e Eduardo Hunter Moura.

B.O.: Vamos encerrar nosso “Uchikomi”, deixando uma mensagem para todos os que acompanham seu trabalho com o judô.
Antonio Tenório: Aquele que está preparado para perder, no futuro vai estar preparado para vencer.

Antonio Tenório profere palestras em clubes, escolas e empresas. Para contratá-lo, basta telefonar diretamente para ele: (17) 8158-3346.

Em São Paulo, o filme está em cartaz no Espaço Unibanco Arteplex
do Shopping Frei Caneca - Sala 5.
Rua Frei Caneca, 569 - Shopping Frei Caneca - Centro
(11) 3472-2359/ 3472-2000
Sessões às 15:00hs e às 18:30hs

Um comentário:

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada