segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Talento, Estrutura e Ciência: A receita para o sucesso do judô da Mercadante

O judô ararense vem trazendo nos últimos anos muitas conquistas no âmbito nacional e internacional, dentre estes destaca-se no ano de 2009 as conquistas internacionais de Nathalia Mercadante entre inúmeros outros títulos que os lutadores de nossa cidade vem conquistando.

Um novo ano traz novos desafios e para melhorar os resultados conquistados é necessário uma evolução constante, neste sentido, uma tríade formada por atletas de qualidade – estrutura – ciência é a receita da Mercadante para o ano de 2010.

A partir desta tríade uma preparação direcionada aos atletas está sendo proporcionado para que os mesmos conquistem vagas nas seleções estaduais e nacionais neste primeiro semestre de 2010. A qualidade técnica dos atletas é fato que merece destaque, em um grupo de 12 atletas que estão realizando a pré-temporada por completo, 3 já passaram pela seleção brasileira pelo menos uma vez em anos anteriores, 5 obtiveram resultados em nível nacional e os demais resultados em nível estadual.

Outro ponto da tríade é a estrutura fornecida pela Mercadante, que conta com equipamentos de musculação ao lado do tatame de judô, tem uma localização privilegiada e conta com professores de judô gabaritados como os Senseis: Marcos Mercadante e Bruno Pasqualoto. Por último, mas não menos importante a parte científica que fica por conta do Personal Trainer e mestrando em Educação Física Zé Olívio Junior, ex-atleta da seleção brasileira de judô e que planeja os treinamentos.

Como os atletas têm competições importantes logo no mês de fevereiro, o planejamento dos treinos torna-se muito delicado para os envolvidos “poucas semanas de preparação para uma seletiva nacional não é o adequado, mas precisamos trabalhar com o que temos” diz Zé Olívio Junior. Ele conta ainda que os atletas foram avaliados no inicio da semana passada e a partir dos resultados encontrados os treinamentos foram planejados em conjunto com os professores Marcos e Bruno.

A vida dos atletas não tem sido nada fácil desde então, pois vêm treinando de 9 a 12 seções de treinos de 2 horas de duração cada na semana, entre os treinos de judô, musculação e corrida. Os professores brincam “quando eles reclamam que estão com dores ou cansados, respondemos: - calma, vocês ainda têm partes do corpo para deixarmos dolorido e mais cansados”. Mas como explicado pelo Personal trainer, está sendo exigido muito fisicamente dos atletas neste início de preparação para que tenham uma boa base para suportar o ano competitivo.

Veja também: Mercadante tem Judocas beneficiados pelo programa Bolsa Talento Esportivo do Governo do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada