domingo, 24 de janeiro de 2010

Quem tem medo de 2010?

O texto a seguir, de autoria de Luiz Marins, um consultor especializado em motivação empresarial, é voltado especificamente para o ramo adminstrativo, mas se torna bem genérico quando se foca o professor de judô como um empreendedor. E as dicas para 2010 dadas por ele neste texto pode servir como uma luva, ou kimono, para nós, professores de judô. Leiam, reflitam e tirem suas conclusões.

Todos os indicadores econômicos são favoráveis neste final de 2009. E os dados da economia apontam para um 2010 com crescimento. Crescem os investimentos externos e o crédito disponível em níveis recordes. O nível de emprego parou de cair. A produção industrial tem crescido. A classe média assume um papel preponderante no mercado. Um novo consumidor surge com grande avidez e exigências nunca vistas.

O mundo todo está falando, estudando e procurando conhecer melhor os chamados BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China. Em qualquer universidade estrangeira que se estude ou lecione, só se ouve falar nos BRIC. Muitas universidades e pensadores querem trocar a Rússia pela Indonésia, falando em BIIC, mas nenhum pensador sério fala em tirar o Brasil dessa lista.
Dos BRIC, o Brasil é o único país ocidental, com sistema jurídico conhecido com base no direito romano. Os costumes, o idioma, o modo de viver é bastante semelhante ao dos grandes países investidores; o mercado interno é muito atrativo. Somos um dos maiores mercados do mundo e a oitava maior economia dentre os 192 países que compõem a ONU. Até geograficamente somos privilegiados. Com tudo isso, sem dúvida, o Brasil irá se consolidar como um dos mais atraentes destinos para o capital internacional.

Assim, terá medo de 2010, o empresário que não acreditar em nossas possibilidades e ficar esperando para ver o que irá acontecer. Terá medo de 2010 o profissional que não se especializar para se tornar a cada dia mais excelente no que faz. Terá medo de 2010 o estudante que não estudar e ainda acreditar que poderá “empurrar com a barriga” o seu curso e que seu diploma resolverá todos os problemas de emprego. Terá medo de 2010 aquele empresário que não compreender que qualidade, produtividade, extrema preocupação com custos, política de caixa, simplicidade, tecnologia e gente excelente são hoje e serão em 2010 os fundamentos do sucesso.

Terão medo de 2010 os acomodados, os que vivem procurando culpados. Terão medo de 2010 os que veem todas as vantagens e aspectos positivos de outros países e só enxergam as mazelas e as negatividades do Brasil. Enfim, terão medo de 2010 os mesmos que sempre buscaram uma explicação externa para seu fracasso. Os mesmos. Os de sempre.

Em 2010, passe do plano do choro, ao plano da ação. Pense nisso. Sucesso! Feliz 2010!

Luiz Marins é Antropólogo, Pós-graduado em Antropologia, estudou na Austrália (Macquarie University) e na Universidade de São Paulo (USP), em nível de Mestrado. Licenciado em História; estudou Direito; Ciência Política; Negociação (New York University, NY, USA); Planejamento e Marketing (Wharton School, Pennsylvannia, USA); Antropologia Econômica e Macroeconomia (Curso especial da London School of Economics em New South Wales) e outros cursos em universidades no Brasil e no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada