quarta-feira, 8 de abril de 2020

Boletim OSOTOGARI Opinião: Hora de nos reinventarmos!


Externando meu ponto de vista. já pararam para pensar o quanto somos dependentes um dos outros? O quanto cada um é importante nesse grande conjunto de engrenagens chamado vida?

Olhe de dentro para fora e se pergunte: Você sabe qual a sua parcela de importância nesse conjunto de engrenagens? Tenho certeza que descobrirá que é muito mais importante do que imaginou. Principalmente nesse período que, bem ou mal, fomos obrigados a parar. E parando, desacelerando em meio à preocupação do que será o amanhã e o aproveitar para fazer aquilo que sempre foi deixando para depois "porque não tinha tempo".

Não vou expor opiniões políticas e nem religiosas aqui. Queria apenas tecer algumas opiniões bem peculiares sobre o momento, mais ou menos 15 dias após a "parada quase geral" com o isolamento social. Digo quase geral porque nem todos os setores pararam. Sem calcular perdas e danos para qualquer lado, dos que pararam estão com problemas financeiros e econômicos e os que continuaram e estão correndo riscos com a saúde.

Infelizmente, o boletim OSOTOGARI atua em uma área que foi muito afetada com a crise, que entendo hoje como de saúde e econômica. E agora José? Foi como uma pisada no freio sem cinto de segurança. Demos com a cara no para-brisas. Porque nosso nicho de mercado parou, cancelou, adiou. Ponto.

E muitos como nós estão amargando do mesmo problema. Muitos mesmo. Sabemos.

Mas com essa desaceleração abrupta, dentro dessa crise, houve e há tempo para pensar, colocar as ideias em ordem e enxergar muita coisa que estava acontecendo à nossa volta e que não dávamos a devida atenção. A primeira é com relação ao desperdício. Quanto desperdiçamos no dia a dia? Além de desperdício comuns como alimentos, água e demais recursos, desperdício de tempo. Mau uso desse tempo, mau uso dos recursos. Já pararam para avaliar o que realmente é importante na vida de cada um? É uma reflexão complexa, pois cada um tem o seu conceito de valores e isso precisa ser respeitado. Cada um sabe o que é importante para a sua vida. Um bom momento para pensar nisso. Estamos começando a pensar no todo e não somente para o nosso umbigo. Já podemos ver quem pode e quer ajudar a melhorar o todo. Infelizmente há exceções, mas deixa pra lá, não é o foco desse texto. Engrenagens isoladas e quebradas emperram o funcionamento do conjunto todo.

Quando acontecer, que esperamos que seja em breve, a retomada da freada brusca desse grande conjunto de engrenagens não será tão rápida. Por mais otimistas que possamos ser, sabemos que a retomada para fazer tudo girar como antes será mais lenta.

Paramos e estamos esperando. Enquanto isso pensamos, observamos, dialogamos. E a pergunta que fica, para todos, de todas as áreas afetadas será: Como vamos fazer nos próximos meses? E por quantos próximos meses?

Temos que nos reinventar. Criar formas de, primeiro, negociar com nossos credores, patrocinadores, fornecedores e clientes. Criar subsídios que atendam necessidades e demandas, de forma que, quando formos liberados do isolamento social, aos poucos possamos voltar às nossas atividades e o grande conjunto de engrenagens chamado vida volte a funcionar direitinho.

Concluo que o retorno acontecerá. Não sabemos o tempo para isso acontecer plenamente, mas tenho certeza de que voltaremos diferentes, mais esclarecidos, decididos e com uma grande lição aprendida. 

Voltaremos mais fortes e convencidos de que os valores que cultuávamos antes está mudado. E mudado para melhor. Somos todos peças importantes desse conjunto de engrenagens.

Viva a vida.

Everton Monteiro - boletim OSOTOGARI








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada