sábado, 24 de janeiro de 2015

Padronização de treino e número de atletas difere Saquarema de treinamentos no exterior


Na próxima terça-feira, 27, a seleção brasileiro sub-21 sênior partirá para o maior treinamento de campo do Brasil, em Saquarema, onde passarão dez dias realizando diversas atividades junto com atletas de mais de 10 países. Para alguns judocas brasileiros este serão segundo treinamento do ano junto com a seleção, já que parte dela viajou para a Áustria no início do mês para atividade do mesmo gênero. O treinamento organizado pela Confederação Brasileira de Judô, porém, guarda peculiaridades que o difere de outros treinamentos, conforme explica Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da CBJ.

"A diferença básica desse treinamento para aqueles que fazemos no exterior é que em casa conseguimos atender a um número maior de atletas. Enquanto em treinamentos internacionais viajamos com um número mais limitado (de 21, por exemplo, como foi na Áustria). Além disso, conseguimos uma maior integração e padronização de treino com os clubes, já que alguns técnicos e outros profissionais (fisioterapeutas, preparadores físicos) dos clubes também participam da atividade."

Neste ano, além dos treinadores da seleção brasileira Luiz Shinohara, Mario Tsutsui, Mario Sabino, Fúlvio Miyata, Rosicléia Campos, Daniele Zangrando e Yuko Fujii, estarão presentes também profissionais que treinam os atletas no dia-a-dia de seus clubes. É o caso de Floriano Almeida, do Minas Tênis Clube, e Antônio Carlos Pereira, o Kiko, da Sogipa, responsáveis por atletas como Érika Miranda, Ketleyn Quadros, Mayra Aguiar, entre outros. No entendimento da CBJ, essa é uma forma integração maior entre clube e seleção, os principais eixos na preparação do atleta.

Outro ponto destacado por Ney Wilson é o intercâmbio com judocas estrangeiros de diversas partes do mundo e de alto nível. É o momento certo para observar e trocar ideias em busca de inovação e evolução do judô brasileiro. Nesse sentido, vale ressaltar a presença de alguns dos principais adversários dos brasileiros em competições e outros tantos que estão no topo do ranking mundial.

"Esse treinamento tem a característica de ser uma atividade de observação muito forte. Na categoria da Rafaela Silva, por exemplo, teremos as cinco melhores do mundo aqui. Teremos também mais técnicos observando e orientando nossos atletas", explica Ney. 

O Treinamento Internacional de Campo de Saquarema contará com a presença de 61 atletas da seleção sênior e mais 24 das equipes de base do Brasil, além dos atletas convidados. No total, são esperados cerca de 200 judocas na atividade entre os dias 27 de janeiro e cinco de fevereiro. 

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada