O Circuito Pan-Americano de Judô está pronto para desembarcar no Brasil! Nos dias 14, 15 e 16 de março, a Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, será palco da Copa Pan-Americana Júnior e do Open de Judô Rio 2025, reunindo judocas de diversas nacionalidades para confrontos de alto nível. E, faltando menos de vinte dias para o hajime oficial, a CBJ listou tudo o que você precisa saber sobre a competição que promete agitar a Cidade Maravilhosa.
1. O terceiro evento internacional de judô no Brasil em três anos
Esse é o terceiro ano consecutivo que o Brasil recebe uma competição do calendário internacional de judô. Em 2023, Lauro de Freitas, na Bahia, sediou uma etapa de Open e Copa Cadete e Júnior que contou com a participação de mais de 300 atletas, entre eles judocas que integrariam, posteriormente, a equipe olímpica de Paris, como Daniel Cargnin, Natasha Ferreira e Michel Augusto.
Já em 2024, o Rio de Janeiro foi a casa do último Campeonato Pan-Americano e Oceania antes dos Jogos Olímpicos e contou com a presença das maiores estrelas do judô desses continentes, como os brasileiros Rafaela Silva, Beatriz Souza, Larissa Pimenta, entre outros, que protagonizaram disputas emocionantes com canadenses, cubanos e norte-americanos pelo título continental.
2. Open valendo vaga na Seleção
Os campeões de cada categoria no Open Pan-Americano do Rio vão receber a oportunidade de representar a Seleção Brasileira de Judô em outra etapa de Open Continental, a ser definida pela comissão técnica da CBJ.
Além disso, os medalhistas vão pontuar no ranking mundial da Federação Internacional de Judô. A medalha de ouro vale 100 pontos, a de prata 70 pontos, e a de bronze 50.
3. Copa Júnior valendo como etapa classificatória para Assunção 2025
A Copa Pan-Americana Júnior do Rio faz parte do processo classificatório do judô para os Jogos Pan-Americanos Júnior - Assunção 2025, e vai distribuir pontos no ranking que determina os atletas aptos a participar da maior competição multiesportiva de base das Américas.
A etapa vai distribuir 200 pontos aos campeões de cada categoria, 120 aos vices e 80 aos medalhistas de bronze.
Após a competição no Rio, haverá mais uma etapa de Copa no Panamá e, por fim, o Campeonato Pan-Americano Júnior, valendo 500 pontos, que encerra o período de classificação.
4. Atletas de diversas nacionalidades
O evento tem expectativa de receber mais de 200 atletas de diversas nações. Até o momento, estão inscritos no evento judocas de países como Brasil, Angola, Canadá, Chile, Cuba, Guatemala, França, Haiti, México, Paraguai, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
5. Entrada gratuita
O público geral poderá acessar os três dias de competição gratuitamente e acompanhar de perto grandes talentos do judô brasileiro e mundial, além de prestigiar um dos palcos dos Jogos Olímpicos Rio 2016: a Arena Carioca 1.
Na sexta-feira (14), dia da Copa Júnior, o horário previsto para início é 9h* (horário de Brasília), enquanto no sábado (15) e domingo (16), os combates devem iniciar às 10h*.
Mas, para quem não conseguir estar presente, a CBJ TV, canal oficial da Confederação Brasileira de Judô no YouTube, vai transmitir todos os combates ao vivo.
*horários sujeitos à alteração
A Copa Júnior e Open de Judô Rio 2025 têm o patrocínio da Light por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer; e é realizado pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com o Instituto Ofir, sob chancela da Confederação Pan-Americana de Judô e da Federação Internacional de Judô, com apoio da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro.
Por: Assessoria de Imprensa da CBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!