O judô brasileiro teve um bom início no Open Europeu de Varsóvia e faturou duas medalhas no primeiro dia de competição. Neste sábado (22), Karol Gimenes garantiu a prata do meio-pesado feminino (-78kg), enquanto Beatriz Freitas foi bronze na mesma categoria e completou a dobradinha brasileira na Polônia.
Mais cedo, nas preliminares, Karol estreou bem, com vitória relâmpago por ippon sobre a polonesa Dominika Kuzma-Bell, aos 10 segundos de combate. Em seguida, nas oitavas de final, também não teve dificuldades contra a israelense Shaked Amihai e venceu outra vez por ippon.
Nas quartas, a brasileira teve pela frente a australiana Maria Swan, e conseguiu um waza-ari para avançar à semifinal. Nesta fase, a luta contra a alemã Lea Schid foi disputada e seguiu até os quatro minutos e meio de golden score, sendo definida nas punições a favor da brasileira (3-1).
No confronto final do dia, Karol enfrentou a também alemã Julie Hoelterhoff. A brasileira teve algumas chances de ataque, mas a poucos segundos do fim, foi projetada em waza-ari e não teve tempo de reverter o placar. Medalha de prata para ela, em sua estreia na temporada 2025.
Enquanto isso, na chave de cima, Beatriz Freitas começou o dia vencendo a francesa Liz Ngelbeya, cabeça de chave número um da competição, por waza-ari. Na luta seguinte, nas oitavas, passou pela ucraniana Anna Kazakova, também por waza-ari, e chegou às quartas para enfrentar a alemã Lea Schid, que a venceu com um waza-ari seguido de estrangulamento.
Para continuar sonhando com a medalha de bronze, a brasileira precisaria vencer, em seguida, a australiana Maria Swan na repescagem. E ela fez isso, conseguindo anotar no placar um yuko e um ippon.
Na decisão do bronze, Beatriz teve pela frente a francesa Kaila Issoufi, e venceu ao encaixar uma bela chave-de-braço na adversária.
Outros quatro brasileiros não chegam ao bloco final
Além de Karol e Beatriz, outros cinco judocas representaram o Brasil neste primeiro dia de disputas em Varsóvia. Ainda no 78kg, Dandara Camilo e Eliza Ramos caíram para francesa e holandesa, respectivamente, na primeira luta.
Na categoria abaixo, Danielle Oliveira (70kg) venceu uma luta, contra a sérvia Ema Fizelova, e foi eliminada nas oitavas de final contra a polonesa Aleksandra Kowalewska.
No masculino, o judô brasileiro teve Henrique Gusmão (66kg) e Guilherme de Oliveira (73kg) no tatame. Henrique venceu a luta de estreia contra o espanhol Victor Garcia Osado, e caiu na rodada seguinte para o alemão David Ickes. Já Guilherme estreou bem contra o polones Adam Kazimierczak, e se despediu da competição na segunda rodada, ao ser imobilizado pelo português Otari Kvantidze.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!