sexta-feira, 19 de novembro de 2021

FIJ: Família do Judô mostra solidariedade


Sempre leva algum tempo para coletar todas as informações sobre o Dia Mundial do Judô. Organizado todos os anos no dia 28 de outubro, no aniversário do fundador do judô, Jigoro Kano Shihan, este dia é uma oportunidade de nos reunirmos em torno dos valores do nosso esporte. Em 2021, o tema era 'SOLIDARIEDADE' e há várias semanas temos coletado feedbacks de judocas de todo o mundo.

Brasil

Pelo décimo primeiro ano consecutivo, o Dia Mundial do Judô foi um grande sucesso. Num contexto global perturbado pela crise da saúde e por tensões geopolíticas exacerbadas, a família do judô uniu-se em torno dos nossos valores de ajuda mútua e prosperidade e demonstrou solidariedade interna e perante os que mais sofrem.

Por várias semanas, desde 28 de outubro de 2021, recebemos centenas de imagens e contribuições com particular ênfase na juventude, que representa o futuro de nossas sociedades. Milhares de jovens, acompanhados pelos pais, familiares, amigos e professores de judô, puderam descobrir que, graças ao judô, era possível unir-se, considerando as diferenças que nos representam como uma força e não como uma deficiência ou. uma fraqueza.

Djibouti

Sejam as iniciativas de origem individual ou coletiva, nossos judocas têm se mostrado abertos ao próximo, respeitosos e profundamente humanos.

Com tantos projetos acontecendo em todo o mundo, é difícil escolher quais foram os mais icônicos. Todos contribuíram para a construção deste dia especial; Agradecemos infinitamente a todos aqueles que participaram ativamente por terem transmitido os valores do nosso esporte.

França

Entre os imensos feedbacks recebidos, podemos assinalar o dinamismo de Portugal, que organizou um evento que ultrapassou o âmbito do judô, dirigindo-se a representantes de outras disciplinas. Houve também a França, onde se multiplicaram as iniciativas, cada uma mais unida que a anterior, tanto na França continental como nos territórios ultramarinos.

Podemos notar também a participação de muitos países africanos cujos judocas não hesitaram um único segundo em mostrar solidariedade para com os seus concidadãos. A mesma observação pode ser feita para todos os continentes, pois juntos 82 países participaram do WJD 2021. Estamos convencidos de que também foi celebrado em países dos quais infelizmente não pudemos receber contas de contribuições.

Austrália

Também é muito comovente constatar que países como Afeganistão e Etiópia, para citar apenas dois, onde o judoca mereceu toda a nossa solidariedade em momentos de sua história muito complicada, também participaram do evento, demonstrando que mesmo nos momentos mais delicados situações, a família do judô pode se unir em torno dos valores que nos unem.

Muitas das atividades oferecidas no dia 28 de outubro e nos dias seguintes foram centradas no tatame, com treinamentos e debates em torno da solidariedade. É verdade que é impossível praticar judô sem prestar atenção ao seu parceiro, que é a pessoa mais importante para um judoca. Sem o parceiro (uke), nada é possível. Ao incutir essa dimensão em nossos filhos desde tenra idade, é possível desenvolver a capacidade que todos temos dentro de nós de cuidar do próximo.


Também vimos a solidariedade de judocas doando sangue, arrecadando alimentos para distribuir aos mais necessitados ou até limpando o meio ambiente, porque isso também faz parte da solidariedade com os outros e consigo mesmo.

O presidente Marius Vizer afirmou no dia 28 de outubro: “Embora o judô seja um esporte que fomenta valores morais nobres como a amizade, o respeito e a ajuda mútua, este ano, mais do que nunca, a solidariedade tem sido o elemento-chave de nossa existência. Provamos isso com unidade e solidariedade podemos superar todos os obstáculos. Conseguimos organizar competições seguras e justas, incluindo um campeonato mundial de sucesso e uma competição olímpica de judô e mantivemos a família internacional do judô unida. Trabalhando em equipe, criando condições justas em um ambiente confiável, trouxe a comunidade do judô ainda mais unida e tenho certeza que isso nos fortaleceu a todos ”.


Ficamos felizes em descobrir que #Google celebrou o Dia Mundial do Judô com um "Google Doodle" muito bom que apresentou a vida de Jigoro Kano, enquanto muitas organizações e mídia (incluindo: União Europeia de Judô - Equipe Olímpica de Refugiados - Paris 2024 - Olympic.org - Paz e Esporte - NOC Azerbaijão - ISF Sports - Agência Internacional de Testes - Paraolimpíadas Asiáticas - British Science Association - Desportes Argentina - IBSA - Inside the Games, ...) ao redor do mundo e centenas de atletas de alto nível também participaram do Dia Mundial do Judô .

Este Doodle, ilustrado pela artista Cynthia Yuan Cheng, de Los Angeles, Califórnia, celebra o “Pai do Judô” do Japão, o Professor Kanō Jigorō, em seu 161º aniversário. O nome Judo significa “o caminho gentil” e o esporte é construído sobre princípios como justiça, cortesia, segurança e modéstia. Kanō viu a arte marcial como uma forma de unir as pessoas, mesmo enquanto jogava os oponentes no tapete (fonte do Google)

Todos nós podemos nos orgulhar do que nossa família do judô tem feito ao longo do ano e do que eles provaram mais uma vez no Dia Mundial do Judô de 2021. Mas nem tudo se resume a um dia. Temos certeza de que nas próximas semanas e meses, nós, como grupo e família, voltaremos a mostrar que o judô é muito mais do que uma prática no tatame. É um desporto individual vivido em equipa, uma arte de viver, em que ser solidário é uma atitude normal num mundo por vezes anormal.

Viva o judô!

Lista de Países

Afeganistão - Angola - Argentina - Armênia - Austrália - Áustria - Azerbaijão - Bahrein - Bélgica - Butão - Bolívia - Bósnia-Herzegovina - Brasil - Bulgária - Burkina-Faso - Burundi - República Centro-Africana - Canadá - China - Colômbia - Croácia - República Tcheca - Dinamarca - Djibouti - RDC - Equador - Etiópia - Etiópia - Finlândia - França - Grã-Bretanha - Alemanha - Gana - Guiné - Hong Kong - Hungria - Indonésia - Índia - Irã - Irlanda - Itália - Japão - Quênia - Kosovo - Líbano - Madagascar - Malawi - Maurício - Mongólia - Marrocos - Holanda - Nepal - Nigéria - Noruega - Palestina - Paquistão - Peru - Polônia - Portugal - Porto Rico - Romênia - RSA - Rússia - Ruanda - Senegal - Seychelles - Eslovênia - Somália - Espanha - Sudão - Suriname - Suécia - Suíça - Tunísia - Turquia - Ucrânia - EUA - Uzbequistão - Venezuela - Iêmen - Zâmbia

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada