Nos dias 26 e 27 de fevereiro, a Federação Pernambucana de Judô (FPJU) realizou no Colégio e Curso GGE, no bairro de Boa Viagem no Recife, dois eventos de capacitação para seus associados. A primeira ação foi o Seminário de Arbitragem com o professor Jeferson Vieira. Já os treinadores Edson Gondim, Márcio Teles e Bruno Amorim repassaram os conhecimentos adquiridos no Curso Nacional de Capacitação para Técnicos de Judô (CNCTJ), uma contrapartida à participação deles no CNCTJ.
Na sexta-feira,26/02, o professor Jeferson Vieira, 6º Dan, árbitro FIJ A, membro da Gestão Nacional de Arbitragem, coordenador de Arbitragem da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro e árbitro convocado para atuar nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, dividiu com os árbitros, treinadores e judocas da FPJU as atualizações das regras apresentadas durante o Seminário Internacional Técnico e de Arbitragem da Federação Internacional de Judô, realizado no Instituto KODOKAN do Japão em janeiro. O Seminário credenciou os árbitros a atuarem nas competições estaduais ao longo de 2016. Durante sua explanação, Jeferson falou também sobre a importância da atualização e da prática de judô para os árbitros e conduziu uma parte prática para os participantes que puderam executar e/ou analisar os movimentos mais polêmicos. A abertura ficou por conta do professor Denis Lima, 6º Dan.
Já no sábado, 27/02, foi a vez do Credenciamento Técnico e de os treinadores que participaram do Curso Nacional de Capacitação para Técnicos de Judô da CBJ repassarem os conhecimentos adquiridos aos filiados à Federação Pernambucana. A programação foi extensa e dividida entre os três integrantes da primeira turma. O professor Bruno Amorim, 2º Dan, abriu o curso com a palestra “Judô , da Iniciação ao Rendimento”.
Já no final da tarde de sábado, o professor Edson Gondim, 5º Dan, explanou sobre “Imprensa x Marketing do Judô”, “Evolução do Judô Feminino” e “Psicologia Aplicada ao Judô”. Por fim, o professor Márcio Teles, 2º Dan, explanou sobre temas atuais como “Doping no Judô”, “Nutrição Aplicada ao Judô” e “Controle de Peso x Perda de Peso”. Somente os técnicos que participaram do evento poderão atuar nas competições estaduais em 2016.
O presidente Jaciano Delmiro, 5º Dan, foi o responsável por fazer a exposição final sobre o papel dos técnicos na FPJU e entregou os certificados de participação no Seminário de Arbitragem e no Credenciamento Técnico.
Por: Assessoria de Imprensa da CBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!