A Confederação Brasileira de Judô definiu os oito judocas que irão compor a equipe do Brasil no Aquece Rio – Torneio Internacional de Judô, evento teste do Judô para os Jogos Olímpicos Rio 2016. O torneio será realizado na Arena Carioca 1, dentro do Parque Olímpico, o coração dos Jogos, nos dias 08 e 09 de março e contará com disputas nas categorias meio-leve (52kg para as mulheres e 66kg para os homens) e no meio-médio (81kg no masculino e 63 no feminino). As eliminatórias começam às 10 da manhã e as finais às 15:30.
“Nós convocamos jovens talentos que já mostraram resultados em competições importantes anteriormente e que terão uma oportunidade única de vivenciar o clima dentro de uma Arena Olímpica. Será um fato marcante e motivador da carreira desses atletas. Além disso, é mais uma ação que visa dar continuidade no processo de transição da classe Sub 21 para o Sênior”, disse Ney Wilson, gestor de alto rendimento.
No primeiro dia do Aquece Rio, a seleção brasileira será composta por Gabriel Pinheiro (66kg/Cia do Judô/FPJU/PE), 21 anos, campeão pan-americano Sub 21 Buenos Aires 2014; Daniel Cargnin (66kg/Sogipa/FGJ/RS), 18 anos, bronze no Mundial Sub 21 Abu Dhabi 2015; Jéssica Pereira (52kg/Instituto Reação/FJERJ/RJ), 21 anos, prata no Mundial Sub 21 Ljubljana 2013; Layana Colman (52kg/Judô Clube Rocha/FJMS/MS), 19 anos, campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014 e bronze no Mundial Sub 18 Miami 2013.
“Foi uma surpresa receber essa convocação. Eu não esperava. Mas a minha preparação já vinha forte para esse ano e me sinto preparada. Lutar o Evento Teste vai ser muito importante para mim, especialmente por causa dessa fase de transição do Júnior para o Sênior. É uma das minhas metas aproveitar esse ano para chegar bem na classe de cima em 2017. Vai ser uma experiência ótima viver esse clima olímpico”, disse Layana.
No segundo dia, 09 de março, é a vez de Jéssica Santos (63kg/ Pinheiros/FPJudo/SP),22 anos, campeã pan-americana Sub 21 Buenos Aires 2014; Aléxia Castilhos (63kg/ Sogipa/FGJ/RS), 21 anos, campeã do Circuito Pan-Americano Sub 21 em Porto Rico e na República Dominicana; Eduardo Yudi Santos (81kg/Pinheiros/FPJudo/SP),21 anos, vice-campeão pan-americano Sub 21 Buenos Aires 2014 e campeão brasileiro sênior Maceió 2015; e Rafael Macedo (81kg/Sogipa/FGJ/RS), ouro no Mundial Sub 21 Fort Lauderdale 2014; defenderem a seleção brasileira.
“Fiquei muito feliz em ter sido convocado porque além de ser uma ótima competição, será no mesmo local onde serão os Jogos Olímpicos. Vai dar pra ver e sentir mais ou menos como é estar em uma Olimpíada. Com certeza, uma ótima experiência!”, disse o campeão mundial júnior. “Já estou num ritmo de treino bem intenso desde início do ano, começando com o treinamento de campo em Pindamonhangaba que foi muito bom. A expectativa é muito boa. Venho me preparando bem, treinando bastante, com muita vontade de dar meu máximo neste grande evento”.
Logo após o Evento Teste, a Confederação Brasileira de Judô irá realizar um treinamento de campo no Rio de Janeiro, mais precisamente no CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes), do dia 10 ao dia 17 de março. Serão 72 judocas brasileiros (37 atletas no masculino e 35 no feminino), além de atletas da Bélgica, Grã-Bretanha e Japão.
Equipe brasileira em ação no Evento Teste do Judô:
Dia 08/03
Gabriel Pinheiro (66kg/Cia do Judô/FPJU/PE)
Daniel Cargnin (66kg/Sogipa/FGJ/RS)
Jéssica Pereira (52kg/Instituto Reação/FJERJ/RJ)
Layana Colman (52kg/Judô Clube Rocha/FJMS/MS)
Dia 09/03
Jéssica Santos (63kg/ Pinheiros/FPJudo/SP)
Aléxia Castilhos (63kg/ Sogipa/FGJ/RS)
Eduardo Yudi Santos (81kg/Pinheiros/FPJudo/SP)
Rafael Macedo (81kg/Sogipa/FGJ/RS)
Por: Assessoria de Imprensa da CBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!