sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Segunda etapa da Seletiva Rio 2016 contará com atletas de 17 Estados diferentes


Um dos princípios da administração da Confederação Brasileira de Judô, a descentralização do esporte no país chegou também à disputa por uma vaga na seleção principal em 2014. A segunda etapa da Seletiva Rio 2016 contará com judocas de dezessete estados diferentes. Além dos atletas de polos tradicionais como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, haverá também judocas do Espírito Santo, Piauí, Pernambuco, Amazonas, Santa Catarina, Paraíba, Amapá, Goiás, Rio Grande do Norte, Ceará, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná lutando para estar na zona de investimento direto. A partir do ano que vem, estar na equipe principal ganha ainda mais importância porque os pontos conseguidos em competições organizadas pela Federação Internacional de Judô a partir de maio terão validade no ranking de 2016, que definirá os classificados para os Jogos do Rio.

“Eu acho maravilhoso ter a oportunidade de disputar uma vaga na equipe principal. Isso mostra que mesmo não treinando em grandes clubes ou em Estados tradicionais, qualquer atleta tem condições de chegar à seleção. Ter vários campeonatos espalhados pelo país ajuda a mostrar como o esporte está presente em todo país e também a descobrir esses talentos escondidos”, disse a amazonense Rafaela Barbosa, que vai buscar uma vaga entre as meio leves.  

Os classificados para a Seletiva foram os vencedores do Troféu Brasil realizado em Belo Horizonte; do Campeonato Brasileiro Sub 21 disputado em Fortaleza; do Campeonato Brasileiro Sub 23 que aconteceu no Rio de Janeiro; do Campeonato Brasileiro Sênior realizado em Manaus; os participantes do Campeonato Mundial Sub 21 Ljubljana 2013; além de outros atletas que se destacaram por seu desempenho no ano indicados pela Comissão Técnica das equipes de alto rendimento da CBJ.

“Como eu tenho falado, o objetivo da Seletiva é oxigenar a seleção. Ou seja, dar espaço para que outros atletas possam estar dentro da zona de investimento como foram os casos de Charles Chibana, Luiz Revite e Rafael Buzacarini, por exemplo, que passaram pela Seletiva no ano passado e já garantiram uma vaga em 2014. Ter atletas de diferentes Estados e, consequentemente, de diferentes estilos, é muito enriquecedor”, disse Ney Wilson.

A segunda etapa da Seletiva Rio 2016 será realizada no Ginásio do Clube de Regatas do Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro no próximo sábado, 14 de dezembro. A partir das nove da manhã, acontecem os combates das categorias ligeiro, meio leve e leve. No período vespertino, com previsão de início às 13 horas, serão feitos os embates das categorias meio médio, médio, meio pesado e pesado. Depois da Seletiva, será realizado um Desafio Internacional entre Brasil e Argentina no masculino e Brasil e Colômbia no feminino.

A terceira e última etapa da Seletiva Rio 2016 será realizada em dezembro de 2014 e definirá os atletas que estarão na zona de investimento até os Jogos de 2016.

Programação:

14 de dezembro
Local: Ginásio do Clube de Regatas do Flamengo (Av. Borges de Medeiros, 997 - Lagoa)

9h: Início das disputas das categorias Ligeiro, Meio Leve e Leve.
13h: Início das disputas das categorias Meio Médio, Médio, Meio Pesado e Pesado
18h (previsão): Desafio Internacional 

Por: Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Judô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada