sábado, 14 de janeiro de 2012

Sarah Menezes e Rafaela Silva são bronze no IJF Masters.

O Brasil conquistou duas medalhas de bronze no primeiro dia de competição do IJF Masters, no Palácio de Esportes de Almaty, no Cazaquistão. Sarah Menzes foi bronze no ligeiro e Rafaela Silva conquistou a mesma medalha entre as peso leve. Com o resultado, as judocas somaram mais 160 pontos no ranking mundial, classificatório para as Olimpíadas de Londres 2012. Na madrugada de sábado para domingo, segundo e último dia de disputas, competem mais sete brasileiros: os médios Tiago Camilo e Hugo Pessanha, os meio-pesados Mayra Aguiar e Luciano Correa e os pesados Rafael Silva, Daniel Hernandes e Maria Suelen Altheman.

“Esses resultados, claro, dão mais tranquilidade visando à preparação Olímpica”, diz o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson. “O Masters é um evento estratégico para nós, pois é o último torneio antes de Londres onde acredito que estão reunidos os principais judocas do mundo. Assim, ele está servindo também para incrementarmos nosso banco de imagens e dados para possibilitar um estudo mais aprofundado a ser usado durante os treinamentos”, completou.

Para chegar à sua segunda medalha de bronze em Masters, Sarah Menezes, terceira do ranking mundial, bateu a campeã olímpica de 2008 Alina Dumitru (6a do ranking) e Alexandra Podryanova (44a do ranking, convocada por ser do país anfitrião), até parar diante da campeã mundial de 2009 e atual vice-líder do ranking, a japonesa Tomoko Fukumi. Já Rafaela Silva, sétima do ranking, passou por Kifayt Gasimova (AZE, 13a do ranking) e pela francesa Sarah Loko (18a), perdendo a semifinal para a campeã mundial de 2010 e líder do ranking, Kaori Matsumoto (JPN).

“Para chegar a uma medalha, especialmente de ouro, em uma competição como o Masters, é preciso não errar”, disse Sarah Menezes.

Os outros brasileiros que entraram no tatame neste primeiro dia de competição não avançaram na chave. O ligeiro Felipe Kitadai (16o) perdeu para o russo Arsen Galstyan (6o); o meio-leve Leandro Cunha (7o) foi derrotado por Alim Gadanov (2o); o leve Bruno Mendonça (14o) não passou do ucraniano Volodymyr Soroka (18o); Erika Miranda, sexta no meio-leve, perdeu para a líder do ranking Yuka Nishida (JPN) e, por fim, Mariana Silva (16a no meio-médio) foi eliminada por Anicka van Emden, da Holanda (4a).

O IJF Masters é uma das mais importantes competições do ranking mundial, ficando apenas atrás de Mundial e Olimpíadas. A competição reúne os 16 atletas mais bem classificados nas 14 categorias, além de um representante do país sede em cada uma delas. Na busca por garantir a vaga olímpica em Londres 2012, um quinto lugar no Cazaquistão vale 80 pontos (uma luta vencida, pois a competição começa nas oitavas de final). O bronze soma 160 pontos, a prata 240 e o ouro dá ao atleta 400 pontos no ranking mundial.

Estarão classificados para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 os 22 homens e 14 mulheres mais bem ranqueados, no limite de um atleta por país em cada categoria. O Brasil tem atualmente 22 judocas dentro do critério de classificação para os Jogos de Londres, distribuídos em 13 categorias. Maria Portela (70kg), 22ª colocada no ranking, garantiria seu lugar em Londres através do sistema de cota continental. Após esta atualização no ranking, apenas Brasil, França, Japão e Coréia do Sul, além da Inglaterra, país sede dos Jogos, possuem representantes em todas as 14 categorias olímpicas.

Por: In Press Media Guide - CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada