A planificação de um trabalho no judô é alvo das discussões da comissão técnica do Projeto Kimono de Ouro da Associação Marcos Mercadante de Judô, uma vez que estão inseridos no projeto atletas de 06 anos, até as categorias adultas. Logo, a planificação para cada faixa etária e, consequentemente, nível competitivo deve ser estudada separadamente, porém com um objetivo único. Destacamos que os principais objetivos são os resultados competitivos internacionais, porém todo um minucioso processo deve ser feito, para que não prejudique atletas em formação.
Neste sentido, a teoria do treinamento esportivo mais a experiência prática dos técnicos são fundamentais para o planejamento das estratégias utilizadas nas aulas e treinamentos. Logo se busca ferramentas na literatura e na prática para aperfeiçoar o processo de preparação esportiva em longo prazo no judô. Dentre as soluções para a planificação do treinamento, consistem em realizar avaliações periódicas das questões maturacionais, físicas e técnicas dos atletas.
“A partir das informações levantadas, mais as observações em treinamentos e competições, determinadas adequações são realizadas pela equipe técnica, como por exemplo, aumento ou redução da carga de treino, mudança de turma de atletas que não se adéquam a turma que se encontra, complementação do trabalho técnico e tático com a preparação física extra tatame, entre outros,” afirma o professor Bruno Pasqualoto.
“Avaliamos que esta forma de trabalho vem surtindo o efeito desejado com os atletas, haja em vista os resultados conquistados nas classes sub17, sub20 e adulto, salientando que o montante dos atletas são mais jovens que as referidas classes,” finaliza o professor José Olívio Júnior.
Por: Associação Mercadante de Araras
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!