Primeiro atleta Down a conseguir a faixa preta nas Américas, o judoca Breno Viola recebeu o quarto dan da faixa preta, no início de dezembro do ano passado. Ele também foi homenageado por Flávio Canto. O medalhista de bronze nos Jogos de Atenas em 2004 postou em sua conta no Instagram uma mensagem parabenizando a conquista de Viola.
Na época, Viola agradeceu o apoio de Flávio: "Você sempre acreditou em mim. Flávio, Sebástian (Pereira), todos que eram da Santa Luzia. Meus técnicos Ney (Wilson), (Leonardo) Mataruna, que foi um dos primeiros a acreditar em mim, meu irmão também, e agora com o Ricardo”, disse o judoca.
Carioca, Breno Viola é também conhecido pelo papel no filme "Colegas", grande sucesso do cinema nacional. Mas nem todos sabem que uma das principais vocações do ator não está nas telonas e sim nos tatames. Além de atuar em filmes, Breno é considerado um verdadeiro fenômeno do judô para portadores de Síndrome de Down, com direito a inúmeros títulos internacionais da modalidade.
Na verdade, os feitos de Breno vão além da conquista de medalhas. Em 2002, ele se tornou o primeiro atleta com deficiência intelectual das Américas a chegar à faixa preta na arte marcial. Atualmente, é o único a obter o quarto Dan (grau) do judô, além de atuar como árbitro do esporte.
"O judô faz parte da minha vida e sempre fará, vou continuar até o meu corpo aguentar. É algo da minha rotina e que eu gosto muito. O judô me ajudou a me impor como pessoa diante de todos", afirmou o lutador.
Por: Bahia Notícias - Bahia
Parabéns Breno pela sua conquista do 4 Dan de judô! Grande guerreiro!
ResponderExcluir