
Nesta semana, nossa entrevista uchikomi será com um judoca que dispensaria qualquer apresentação. Aqui no boletim OSOTOGARI, sempre teve destaque, afinal, um tetra campeão paraolímpico merece todo destaque. Esta semana o seu filme entrou em cartaz nos cinemas. “B1 – Tenório em Pequim” está prometendo ser um sucesso nas bilheterias. Antonio Tenório da Silva, 39 anos, faixa preta 4º dan, é competidor da classe master e também sênior, categoria meio pesado. Compete na categoria B1, para judocas com deficiência visual completa e também participa de competições de judô regular. Tenório tem quatro filhos, um de 21 anos, um de 20 anos, um de 10 anos e uma garotinha de dois anos e oito meses!
Tenório começou a praticar judô com sete anos de idade, por intermédio de seu pai, no clube do círculo dos patrulheiros de São Bernardo do Campo. Passou por várias academias: Chácara 3 Irmãos, Clube Avenida, Vasco da Gama (Rio), São Paulo F.C., Gulo Judô e recentemente mudou-se de São Bernardo do Campo para São José do Rio Preto, transferindo-se para a AD Ateneu Mansor.
Tem como técnicos Fernando Cruz, seu principal incentivador, e também o Leo Mansor. Seu preparador físico é William Soares.
Principais títulos: Tetra Campeão Paraolímpico, Campeão do Parapan 2007 no Rio de Janeiro, Campeão Paulista Master M2 meio pesado (regular) 2008, Campeão Mundial de Judô Paraolímpico 2007 e campeão mundial de Jiu Jitsu 2010.
B.O.: Ser tetra campeão paraolímpico é uma façanha para poucos. O que falta para o Antonio Tenório conquistar com o Judô? Parar de competir, por enquanto, nem pensar?
Antonio Tenório: Faltam as conquistas das competições que ainda pretendo participar, por isso, parar de competir, nem pensar!
(Tenório já se prepara para o os Jogos Mundiais, na Turquia, em abril de 2011, e o Parapan de Guadalajara, em novembro de 2011, ambos valendo vaga para as Paraolimpíadas de Londres, em 2012)
B.O.: Como é sua preparação para as competições? Como é seu trabalho de periodização para os principais campeonatos?
Antonio Tenório: Mantenho o controle de peso, ganho de massa e aumento o ritmo de competição, até atingir o pico próximo ao evento almejado. Por exemplo, em abril de 2011 tem o mundial paraolímpico e já estou em fase de preparação, neste momento fazendo a base.
B.O.: Seus filhos te acompanham nos tamanes? Treinam judô?
Antonio Tenório: Nenhum dos quatro! (Risos).
B.O.: O que o motivou a mudar-se de São Bernardo do Campo para São José do Rio Preto?
Antonio Tenório: A minha filha caçula nasceu em Rio Preto, queria ficar bem próximo dela.
B.O.: Com o lançamento do seu filme, por sinal muito aguardado, percebemos que a sua visibilidade na mídia aumentou ainda mais. Vimos o trailer do filme e dá para perceber o capricho com que foi produzido. Qual sua expectativa com relação à critica, ao público e também à prospecção de patrocinadores para seus projetos?
Antonio Tenório: Primeiramente, o que mais gera expectativa é o público, a crítica está positiva e estão elogiando o filme, agora, mesmo com toda essa divulgação sinto que terei problemas com a prospecção de patrocínio. Esse é o ponto mais complicado, uma barreira difícil de ser superada.
B.O.: Como surgiu a idéia de realizar um documentário sobre sua trajetória rumo ao tetra campeonato? De quem foi essa iniciativa?
Antonio Tenório: Foi em 2007, durante o Parapan no Rio de Janeiro. A Teresa Amaral, que é a superintendente do IBDD, teve a idéia e fez a intermediação com os diretores Felipe Braga e Eduardo Hunter Moura.
B.O.: Vamos encerrar nosso “Uchikomi”, deixando uma mensagem para todos os que acompanham seu trabalho com o judô.
Antonio Tenório: Aquele que está preparado para perder, no futuro vai estar preparado para vencer.
Antonio Tenório profere palestras em clubes, escolas e empresas. Para contratá-lo, basta telefonar diretamente para ele: (17) 8158-3346.
Em São Paulo, o filme está em cartaz no Espaço Unibanco Arteplex
do Shopping Frei Caneca - Sala 5.
Rua Frei Caneca, 569 - Shopping Frei Caneca - Centro
(11) 3472-2359/ 3472-2000
Sessões às 15:00hs e às 18:30hs
exemplo de superação
ResponderExcluir