O Brasil se prepara para brilhar no Abu Dhabi World Championships Veterans 2023, e cinquenta destemidos judocas veteranos representarão o país nesse evento de prestígio internacional, marcado para o dia 31 de outubro. Entre eles, histórias notáveis e exemplos de dedicação e superação se destacam, como a da Família Ferreira, composta por um pai e dois filhos, todos de São Paulo, além dos inspiradores "The Judo Doctors", três irmãos médicos de São Luiz, Maranhão, que estão prestes a embarcar para Abu Dhabi levando consigo coragem e uma bagagem repleta de histórias emocionantes.
Hoje, direcionamos nossos holofotes para os judocas veteranos do Pará, um grupo de atletas que demonstra perseverança notável. Cinco deles vêm da capital Belém, e um de Canaã dos Carajás. Vamos conhecer um pouco mais sobre esses heróis da modalidade que representarão o Brasil com honra e orgulho.
Alam Saraiva, um judoca de respeitável Kôdansha 6° Dan, atuará na categoria M6 -81kg. Natural de Belém, Pará, ele defende as cores do Clube Caeté e carrega em seu currículo um Bronze no Campeonato Mundial de 2021, além de ser Bicampeão Sul-americano. Destaca-se por sua incrível dedicação, pois esta será sua nona participação em Campeonatos Mundiais.
Milton Rafael, com uma respeitável faixa preta 2° Dan, competirá na categoria M1 -100kg. Também de Belém, ele representa os clubes Caeté (PA) e Mazzili (MA). Com um título de Vice-campeão Mundial em 2022, Milton é um campeão Pan-americano e Bicampeão Sul-americano, mostrando que ainda compete em alto nível no sênior.
Elder Jaffe, que possui a faixa preta 1° Dan, competirá na categoria M2 -90kg. Assim como seus companheiros, ele é de Belém, representa o Clube Caeté e ostenta títulos como Campeão Pan-americano e Bicampeão Sul-americano. Esta será a sua terceira participação em um Campeonato Mundial.
O Brasil não seria completo sem suas judocas veteranas de destaque, como Rosângela Ribeiro, com uma respeitável faixa preta 3° Dan, competindo na categoria F4 -63kg. De Belém, Pará, e representando o Clube Caeté, Rosângela é uma verdadeira lenda, com conquistas que incluem ser Bicampeã Mundial, Tricampeã Pan-americana e Tetracampeã Sul-americana. Além disso, ela se destaca por sua dedicação contínua ao esporte, planejando participar da próxima edição do Troféu Brasil. Uma curiosidade emocionante é que ela é casada com seu treinador Alam Saraiva, e competirá no segundo Campeonato Mundial ao lado de seu marido e de seu sobrinho, Milton Rafael.
Rafael Santos, com a faixa preta 1° Dan, competirá na categoria M2 -81kg. Natural de Belém e representando o Pará Clube, ele já é um campeão Open Pan-americano e ficou em terceiro lugar no Sul-americano. Esta será a sua segunda participação em um Campeonato Mundial, prometendo representar com determinação e paixão.
Por fim, temos Kaike Albuquerque, com a faixa preta 1° Dan, que competirá na categoria M2 -66kg. Natural de Goiânia e residente em Canaã dos Carajás, Pará, ele defende o Clube Itakira. A história de Kaike é notável, pois depois de anos afastado dos tatames para se concentrar em sua carreira profissional como Engenheiro Químico em uma grande empresa de mineração, ele decidiu retornar à competição em 2021, obtendo o Bronze no Campeonato Mundial do mesmo ano. Superando lesões e desafios, ele conquistou o título de Campeão Sul-americano e Pan-americano em 2023 e finalizou seu mestrado na área de engenharia pela UFOP, defendendo sua dissertação no dia 20 de outubro. Agora, ele está focado e forte para mais um Mundial, competindo na categoria -66kg.
Essas histórias são testemunho do espírito e determinação dos judocas veteranos do Pará, que irão representar o Brasil com dedicação no Abu Dhabi World Championships Veterans 2023. Eles são exemplos de como a paixão pelo judô e a perseverança podem superar desafios e alcançar o sucesso no cenário mundial. Desejamos a todos esses atletas muito sucesso e que possam escrever mais capítulos do judô em suas carreiras esportivas.
Por: Boletim OSOTOGARI
Todos(a) grandes atletas além de pessoas humanas excepcionais!
ResponderExcluir