De 24 a 26 de setembro, Zagreb é o coração de judô do mundo, organizando os oito Grandes Prêmios na Croácia, sete vezes na capital croata, a primeira edição em 2013 foi realizada em Rijeka. Zagreb é a primeira oportunidade para muitos atletas mostrarem suas capacidades e ambições desde os Jogos Olímpicos de Tóquio.
A Croácia é uma nação orgulhosa, conhecida por seus atletas em muitos esportes como futebol, esqui alpino, pólo aquático, basquete, tênis de mesa, tênis, handebol e, claro, judô. Com a primeira campeã mundial Barbara Matic, a Federação Croata de Judô é uma contribuidora orgulhosa dos esportes croatas e a famosa Barbi é a expoente dos melhores atletas da Croácia em todos os esportes, eleita a mulher do esporte do ano, antes mesmo de seu título mundial no ano passado em Budapeste.
Barbi está de volta
Os croatas podem comemorar e mostraram o que querem dizer depois que Matic voltou com a medalha de ouro e encheu as ruas de uma mistura de alegria, lágrimas e fogos de artifício. O fogo-de-artifício é a ambição dos croatas no Grande Prémio de Dom Sportova, onde muitos atletas de topo têm conquistado medalhas essenciais para impulsionar as suas carreiras. A campeã olímpica de 2016, Tina Trstenjak, conquistou até três títulos em Zagreb. Sua compatriota e medalhista olímpica de 2016 Ana Velensek chegou a ser coroada quatro vezes. Os eslovenos lutam como boxeadores, eles sempre dão duro, são condicionalmente fortes e fariam bem nas probabilidades de boxe, mas sempre respeitam os adversários e sempre atuam como você espera.
Medalha de bronze olímpica em Tóquio Toth Krisztian parece um boxeador, mas é cool, calculista e sabe quando levar as medalhas essenciais. Ele também conquistou o bronze mundial em casa em Budapeste e conquistou o título de Zagreb até três vezes. A lista dos principais atletas inclui os campeões olímpicos de Tóquio em 2020 Akira Sone, Takanori Nagase, Naohisa Takato, Hamada Shori, Teddy Riner (equipe de ouro) e contém muitos medalhistas do evento blockbuster deste ano: Toth, Trstenjak, Lasha Shavdatuashvili, Niyaz Ilyasov, Guram Tushishvili, Daria Bilodid, Madeleine Malonga e a campeã mundial Jessica Klimkait. Falando em campeãs mundiais, Barbara Matic certamente estará presente e está na lista de titulares até o momento. Para Matic foi um período de loucura para ela com todas as atenções após o título mundial e as Olimpíadas onde perdeu a disputa pelo bronze e terminou em quinto lugar na categoria U70kg. Para os atletas de ponta, este é um período de descontração e preparação para a próxima qualificação olímpica para Paris em 2024, que começa no início do próximo ano, mas Matic é uma mulher orgulhosa, que gostaria de mostrar o seu melhor em Zagreb.
Nova geração de judô na Croácia
Matic está brilhando no último vídeo promocionalda Federação Internacional de Judô com sua irmã Brigita Matic que também foi campeã mundial júnior, assim como Bárbara, 14 meses mais velha. Essa geração foi a base das pérolas da Croácia, liderada principalmente por mulheres que deram o tom internacionalmente. Uma geração jovem que começou a ganhar medalhas na última década e também como equipe colecionou muitos sucessos como o bronze por equipe no Mundial de Juniores (2013) e um título Europeu com os Juniores da Croácia, sempre incluindo Barbara Matic. A equipe inspirou uma nova geração de judocas cadetes que agora também atingiram o nível sênior e incluíram estrelas do judô atuais como Karla Prodan, Lara Cvjetko, Iva Oberan e Tihea Topolovec, todos jovens que chegaram às escadas de judô de atletas famosos em Croácia.
A campeã olímpica juvenil (por equipes) Ana Viktorija Puljiz estará no grid de largada U52kg. Ela ganhou o título europeu de cadetes há quatro anos e agora está pronta para sentir a água do banho no nível sênior mundial. Tena Sikic é da geração das irmãs Matic e está de volta a este nível lutando U57kg. Definitivamente, Iva Oberan está lutando pela medalha U63kg. Ela ganhou o Aberto da Europa em Zagreb este ano. O peso U70kg é a categoria a se olhar com Barbara Matic e Lara Cvjetko alinhadas. Também Cvjetko venceu um evento do European Open em Praga este ano e ela estava perto de uma medalha europeia em Lisboa em abril. Recentemente esteve na final do Campeonato da Europa de Juniores, mostrando o quão jovem é esta nova geração.
No domingo, Karla Prodan é quem deve estar atento. Ela se catapultou para o topo do mundo U78kg e ganhou uma medalha europeia no ano passado em Praga e ainda foi capaz de competir nos Jogos Olímpicos como jovem de 23 anos. Este se tornará seu ciclo olímpico para dominar e levar as medalhas nesta categoria muito competitiva com mulheres fisicamente fortes e altas e atléticas. Outra atleta croata se classificou para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a pesada Ivana Maranic. Ela vai competir em Zagreb ao lado de Helena Vukovic, outro super talento.
Não apenas as mulheres poderosas da Croácia lutarão por medalhas, talvez possamos ver os irmãos Kumric em ação quando se trata das lutas por medalhas. Zlatko e Marko Kumric podem mostrar o seu melhor com este campo limitado de aprox. 300 participantes. Dominik Druzeta é talvez o melhor homem da Croácia no momento, ele vai lutar no peso competitivo até 81kg. A Croácia está pronta para o Grande Prêmio e recebe alguns dos melhores atletas, como Tato Grigalashvili (GEO), Arman Adamian (RUS), Audrey Tcheumeo (FRA) e o retorno de Andrea Stojadinov da Sérvia U48kg (U48kg). Tradicionalmente, uma forte equipe eslovena com Andreja Leski e Kaja Kajzer. Logo a ação começa na sua tela ao vivo de Zagreb.
Por: JudoInside
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!