quinta-feira, 29 de maio de 2014

Rio Grande do Sul: Após homenagem com competição, Yves manda “beijinho no ombro” para o preconceito


Ele aplicou um ippon no preconceito. E já faz tempo. No judô desde pequeno, Yves Levy Dupont tornou-se o primeiro gaúcho com Síndrome de Down a alcançar a faixa preta, em 2007. Mas de lá para cá muita coisa já se passou, inclusive duas medalhas em etapas do Judô for All no exterior e até mesmo uma homenagem da Câmara Municipal de Porto Alegre, requerida pelo amigo, padrinho de faixa preta e vereador, João Derly.

No último sábado, porém, uma grande novidade ocorreu no Centro Estadual de Treinamento Esportivo, em Porto Alegre: virou nome de competição da Federação Gaúcha de Judô. Em um evento especial, para atletas que, assim como ele, também jogam o preconceito para fora do tatame. Destinada a judocas com algum tipo de deficiência intelectual (DI), a primeira Copa Yves Dupont reuniu cerca de 30 participantes. Com caráter amistoso, todos receberam medalhas, afinal são todos vencedores por meio do esporte.

Entre muitos cumprimentos – desde os também homenageados kodanshas aos colegas judocas – Yves sentiu-se em casa com a homenagem e, sem perder o bom humor, brincava mandando “beijinhos no ombro” tal qual a música que faz sucesso atualmente. “É uma emoção”, definiu ele, que agradeceu aos patrocinadores que o ajudaram recentemente a lutar na Holanda. E também a um amigo especial: “Quero agradecer ao Breno Viola, meu companheiro e meu amigo”, lembrou-se ele, apressado em meio a tanto assédio no tatame. Igualmente a Yves, Breno é portador de Síndrome de Down. E faixa preta de judô.

“Realizamos um evento em que não houve vencedores ou vencidos, um evento que valorizou a inclusão e a filosofia do judô”, avaliou o presidente da Federação Gaúcha de Judô, Carlos Eurico da Luz Pereira. Após a realização da primeira edição da Copa Yves Dupont, a FGJ estuda incluí-la no calendário anual da entidade a partir de 2015.

Foto: Tiago Medina / Divulgação Federação Gaúcha de Judô


-- 

Tiago Medina
Assessor de Imprensa
Federação Gaúcha de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!