No próximo final de semana, no período de 31 de maio a primeiro de junho, o Ginásio Castelinho, em São Luiz, no Maranhão, irá receber o Campeonato Brasileiro sub 18, a partir das 9h. A competição, que já tem 297 atletas pré-inscritos, 162 no masculino e 135 no feminino, conta pontos para o ranking nacional da categoria, que classifica os primeiros lugares para o Campeonato Pan-americano. Vale lembrar que não haverá mundial devido a realização dos Jogos da Juventude.
Ao todo serão 26 Estados envolvidos no evento. No ano passado, o grande campeão foi São Paulo, seguido do Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Paraná - que para este ano levará as equipes completas, com 16 atletas no total, oito no feminino e oito no masculino. Santa Catarina, Pará e Maranhão completam o grupo que vai com força máxima em número de competidores.
O Campeonato, já tradicional no calendário da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), é um dos mais esperados pelos jovens judocas nascidos em 1997, 1998 e 1999, por ser a competição nacional mais importante para essa classe. Tácio Santos (60kg/SP) é um dos judocas que deve dar trabalho. Após classificar-se em 3° lugar na Seletiva Nacional sub 18, foi vice-campeão no Torneio de Berlim, na Alemanha, e já briga pela liderança do ranking nacional. A classificação no Brasileiro concede a ele o carimbo no passaporte para El Salvador, onde será realizado o Pan-americano, do dia 10 ao dia 13 de julho.
“Meu objetivo é lutar o Pan-americano e, para isso, eu e meus técnicos temos trabalhado as minhas dificuldades para obter um bom resultado no Brasileiro. Estou bem no peso, focado e confiante para conquistar mais esse título”, contou o meio leve paulista.
Também em boa fase e confiante para este final de semana, está Amanda Lima (40kg/PE). A pernambucana tem tido uma boa atuação em competições internacionais. No último mês, a judoca conquistou a medalha de ouro no Torneio de Thuringia, na Alemanha. Com os aprendizados nos Treinamentos de Campo, ela reestruturou os treinos junto com os técnicos e promete fazer bonito no Brasileiro.
“Tudo que eu aprendi eu continuei colocando em prática, principalmente a parte de solo, e já pude ver a diferença no número de lutas que tenho conseguido vencer no chão. Estou confiante e, com as mudanças positivas nos treinos, tenho certeza que vou conseguir um bom resultado”, disse Amanda.
Outros nomes que já se destacaram em competições nacionais e internacionais e que deverão disputar o título em suas categorias são: Bruno Watanabe (50kg/SP), Ítalo Carvalho (50kg/MA), Mayons Brito (55kg/TO), Kainan Pires (55kg/SP), Daniel Cargnin (60kg/RS), Fauze Alle (60kg/MS), Jeferson Luiz Junior (66kg/SP),Ronnie Gomes (73kg/SP), Luanh Rodrigues (73kg/PR), André Humberto (81kg/MG), Igor Morishugue (81kg/SP), Clovis Braga Junior (90kg/SP), Amanda Lima (40kg/PE), Jéssica Silva(44kg/SP), Gabriela Clemente (48kg/SP), Ana Martins (48kg/RS), Milena Matias (52kg/MS), Ketelyn Nascimento (57kg/SP), Carolina Pereira (57kg/RJ), Bianca Rosa (63kg/RS), Sarah Nascimento (70kg/MG) e Beatriz Souza (+70kg/SP).
Por: Assessoria de Imprensa da CBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!