quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Guarapuava também é terra de judô: praticantes do esporte se destacam dentro e fora do Paraná


O esporte guarapuavano tem ganhado destaque em diversas modalidades. Uma delas é o judô, que desponta na cidade com jovens atletas de muito potencial. Conquistas notáveis em competições estaduais e nacionais puseram o esporte em evidência. 

Um desses atletas de destaque é Ryosuke Hara. Recentemente, ele se tornou campeão paranaense em sua categoria, um feito grande para o jovem e para a cidade. Ryosuke também está trilhando o caminho para se destacar nacionalmente, com objetivos claros e uma história de superação que inspira a todos.

Ryosuke começou sua jornada no judô aos 8 anos. Foram anos de trabalho duro até ele chegar na faixa marrom, a última antes da cobiçada faixa preta no judô.

Milton Roseira, secretário de Esportes e Recreação de Guarapuava, destacou o papel da Secretaria em estimular talentos como este. Segundo ressalta, a Secretaria de Esportes está atuando fortemente no apoio às artes marciais por meio do programa Guarapuava ProEsporte, que pretende, principalmente, oferecer suporte às associações e entidades relacionadas a essa modalidade esportiva.

“O programa abrange diversas artes marciais, incluindo o judô. A partir deste trabalho, a Secretaria oferece apoio financeiro e estrutural para que as associações e entidades possam desenvolver suas atividades de forma adequada. Isso inclui a disponibilização de recursos para a aquisição de materiais e equipamentos necessários para a prática do judô, bem como para o treinamento dos atletas”, disse o secretário.

O próximo desafio de Ryosuke é a segunda etapa do Circuito Paranaense de Judô em Apucarana, onde o atleta buscará a classificação para o Campeonato Brasileiro. 

“Agradeço especialmente ao Sensei Ronerson, que tive a honra de tê-lo como amigo. Tenho certeza de que ele foi para um lugar melhor e sempre está nos acompanhando. Também sou grato ao pessoal da Federação, aos Sensei, e principalmente à minha família, que sempre está nos acompanhando”, disse o atleta.

Além de Ryosuke, sua irmã Hellen Miwa Yamamoto, de 11 anos, também é uma promessa no judô e já conquistou medalhas em competições. Seu objetivo é chegar ao Campeonato Pan-Americano de Judô. Ela demonstrou sua determinação ao superar uma lesão nas clavículas e conquistar o primeiro lugar na 1ª etapa do Circuito Paranaense.

O judô também é o esporte da família de Patrícia Pereira, que tem dois filhos praticantes desta arte marcial; Estevão, de 8 anos, e Isabelle, de 10. Eles participam do Projeto Esporte Futuro Judô/Escolinhas esportivas.  Estevão se destacou nos Jogos Escolares da Semana da Pátria (JESP), com uma medalha de ouro e outra de bronze em 2022. Desde então, a família começou a viajar com menino para competições em outras cidades, como Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul e Candói. A partir dessas viagens, Isabelle, que inicialmente não queria fazer judô, começou a se interessar e decidiu se juntar ao irmão. Há cerca de seis meses, ela também começou a praticar o esporte. 

“A participação no judô tem fortalecido os laços familiares, pois eles se programam para viajar juntos e apreciam o esporte como uma forma de disciplina, comportamento e aprendizagem. Os filhos têm notas boas na escola devido à disciplina que o judô exige. As crianças estão felizes e motivadas para treinar, competir e se desenvolver no judô”, afirma a mãe. 

Segundo ela, as crianças acreditam que o judô será parte de suas vidas para sempre e até pensam em ter uma carreira relacionada ao esporte. 

Estevão, por exemplo, fala que será policial, mas sempre será praticante de judô, almejando alcançar a faixa preta. 

Atualmente, os pequenos estão se preparando para a troca de faixas, que ocorrerá em 11 de novembro. Estevão irá para a faixa amarela, enquanto Isabelle, por ter começado a praticar há menos tempo, passará para a faixa cinza. 

“Eu comecei com o judô aos 6 anos, sou faixa azul. Tenho 10 medalhas e o judô é um caminho suave para a minha vida”, comenta Estevão, que tem como guia o sensei José de Assis. 

“Eu gosto muito do judô e o meu incentivo foi o meu irmão. Eu e meu irmão lutamos três vezes na semana. Adoro ver as lutas dele e ele adora ver as minhas. A gente se dedica bastante. Meu sonho é ser faixa coral”, diz a irmã.

“A gente só tem coisas boas pra falar do judô, e todos nós estamos muito contentes como família”, ressalta a mãe de Estevão e Isabelle.

Esses quatro jovens têm em comum o amor pelo esporte e a disciplina para conseguir aquilo que querem. Eles representam o futuro dos atletas de Guarapuava.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!