quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Setenta Kodanshas são graduados no Encontro Nacional de Judô 2023

As principais lideranças do judô brasileiro e os grandes mestres do caminho suave reuniram-se nesta quinta-feira, 17, em Pindamonhangaba, para celebrar as promoções de graus dos Kodanshas brasileiros. O evento, que aconteceu no auditório da UniFunvic, teve a presença de aproximadamente 500 pessoas, entre autoridades, judocas e familiares. Ao todo, 70 Kodanshas foram graduados pela Confederação Brasileira de Judô, dos quais nove foram promovidos ao 8º Dan e 39 ao 6º Dan, ou seja, 39 novos kodanshas no Brasil.  

A abertura do evento foi feita pelo presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, que deu as boas-vindas a todos e ressaltou o grande número de participantes no Encontro deste ano.  

Em seguida, foi lida a mensagem enviada ao Brasil, a convite da CBJ, pelo presidente da Federação Internacional de Judô, Marius Vizer, que compartilhou com todos sua visão moderna acerca do futuro que queremos construir para o judô, tema do encontro.  

Presidente de honra da CBJ e atual presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley Teixeira também prestigiou o evento e, em seu discurso, destacou a alegria de estar entre amigos e de rever pessoas queridas de longa data.  

“Estou muito satisfeito e feliz de estar aqui com vocês, estou entre amigos, a maior aglomeração de pessoas do meu relacionamento no esporte. Agradeço ao presidente Silvio e à CBJ pelo convite e desejo sucesso no evento”, comentou, antes de receber uma estatueta de um judoca, homenagem da CBJ. 

Edinanci Silva é ovacionada  

Após as palavras iniciais das autoridades, um momento de muita emoção tomou conta do auditório. Edinanci Silva, uma das maiores judocas do Brasil, foi homenageada pela CBJ, sendo condecorada com a Ordem do Mérito, maior honraria concedida pela Confederação. 

Novos Kodanshas  

Em seguida, o os membros do Conselho de Graus da CBJ foram ao palco para o momento mais aguardado pela maioria dos presentes, a outorga dos certificados e faixas aos kodanshas.  

O cerimonial começou com as promoções mais altas deste ano que foram às de 8º Dan conferidas a apenas nove sensei: Rioiti Uchida, Edison Minakawa, Josmar Amaral, Tadachi Kimura, Hélio de Oliveiro, Aloisio Short, Floriano Almeida, Edmilson Guimarães e Solange Pessoa, primeira mulher no Brasil a alcançar o 8º Dan. 

Palestras com Natalia Falavigna e Mosiah Rodrigues  

Após as entregas dos certificados, o participantes puderam assistir às palestras ministradas por dois ex-atletas olímpicos e hoje gestores do Comitê Olímpico do Brasil, Natália Falavigna (Taekwondo) e Mosiah Rodrigues (Ginástica Artística).  

Falavigna apresentou o trabalho feito pela diretoria de Desenvolvimento e Ciências dos Esporte do COB, liderada pelo também judoca, Kenji Saito, que também acompanhou o evento em Pinda. Mosiah, por outro lado, trouxe a visão da diretoria de Alto Rendimento do COB, sob o comando do ex-gestor da CBJ, Ney Wilson Pereira, sobre o planejamento esportivo dos principais atletas do Brasil.  

Juntos somos mais fortes  

No período da tarde, o professor Roberto da Costa, coordenador do curso de Educação Física do UniFunvic, sede do Encontro, apresentou a estrutura da universidade em um vídeo institucional e deu as boas vindas a todos em nome do reitor, Luis Otávio Palhari.  

Depois, foi exibido o depoimento de mais um grande dirigente do judô internacional, Carlos Zegarra, presidente da Confederação Pan-Americana de Judô, que ressaltou o poder do judô como ferramenta de transformação social.  

Em seguida, as atividades foram protagonizadas pelos representantes de cada segmento que integrou o grande encontro: Presidentes de Federações, professores kodanshas, treinadores de judô e árbitros.  

Os presidentes Marcio Almeida (FEJ), Euder Lima (FSJ) e Luiz Bayard (FGJ) apresentaram as propostas discutidas por seu grupo para o melhor desenvolvimento do judô no Brasil. Na ocasião, uma novidade foi lançada em primeira mão durante o Encontro, a campanha de valorização dos professores faixas-pretas federados promovida pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, sob comando do presidente Jucinei Costa, também presente ao evento.  

O sensei Kodansha Ney Mecking falou em nome de seus pares e apresentou em tópicos as ideias e sugestões do grupo, assim como o treinador Lacet Júnior apresentou as propostas debatidas no Encontro de Treinadores um dia antes.  

Por fim, o coordenador nacional de arbitragem, Edison Minakawa trouxe uma reflexão sobre os valores do judô, concluindo mais um grande Encontro Nacional de Judô. 

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Foto: Anderson Neves



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!