O prefeito Dário Saadi recebeu no seu gabinete, na última terça-feira, uma visita especial. É que o prefeito de Campinas fez questão de conhecer a menina Luana Araújo da Silva, de 10 anos. Aluna da Associação de Judô Campinas, entidade parceira da Secretaria de Esportes e Lazer, Luana chamou a atenção de Dário em função do seu desempenho no tatame. Colecionadora de vitórias, a garotinha mora em um abrigo da Prefeitura junto com três irmãos e se tornou um exemplo para as crianças que convivem com ela. Do prefeito, ela recebeu os parabéns e um troféu.
“Sua história é um exemplo é uma inspiração, parabéns. Continue assim, não deixe de estudar e prossiga com sua história de sucesso no judô”, aconselhou Dário à menina, que é tímida, mas se transforma no tatame.
“A Luana é uma menina que está em ascensão”, diz o professor e treinador Pedro Cruz da Associação de Judô, cujas atividades acontecem na Lagoa do Taquaral. “Ela agarrou a oportunidade com unhas e dentes dentro desse caminho que a associação está oferecendo.”
Segundo o professor, a pequena atleta é uma promessa para o esporte. “Ela tem uma educação técnica diferenciada dos outros atletas. No caso dela, a gente não precisa falar dez vezes. A Luana é daquelas que a gente fala três vezes e ela entende, praticando o golpe com correção”, afirma. Cruz espera que a judoca, ao chegar aos 15 anos, esteja pronta para o exame de faixa preta. Ele crê ainda que em pouco tempo ela já comece a participar das seletivas para a seleção brasileira de base.
O talento da menina também sensibilizou o presidente da associação, Fernando Tavares, que ao vê-la em ação e se inteirar da sua história ficou sensibilizado. “Como ela não tem pai e nem mãe, me comprometi a banca-lá dentro do universo do esporte. No Brasil, sabemos que tudo é difícil e sem recursos é impossível progredir”, diz Tavares.
A conquista mais recente de Luana, que está na categoria sub-11, foi o título da primeira etapa do circuito regional da Grande Campinas, competição da Federação Paulista de Judô. O circuito, que tem 16 etapas no ano, reúne cerca de 800 atletas por evento. Em março, a garotinha ficou com o bronze na Copa São Paulo, um dos campeonatos classificatórios para a fase final do Paulista. Ela foi medalhista em outros eventos também.
A ASSOCIAÇÃO
A Associação de Judô Campinas existe desde 2019 e, mesmo com pouco tempo de atividade e sobrevivendo com dificuldades, já se destaca. “Temos atletas campeões paulistas aqui”, diz o professor Pedro Cruz. “Dos nossos 160 alunos, 80 são competidores e federados”, contabiliza.
As aulas são gratuitas com atendimento no Taquaral e em uma área no Jardim São José. A Prefeitura cede os espaços, além de bancar o salário de dois professores. “Nossa meta é abrir mais três unidades na periferia e, para isso, buscamos empresas parceiras por meio da Lei de Incentivo ao Esporte”, explica o professor. No mais, a associação se mantém por meio de ações sociais, como promoção de rifas e venda de doces e pizzas.”
Por: Correio Popular - Campinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!