O judoca brasileiro Daniel Cargnin está fora do Campeonato Mundial de Judô que acontecerá em Doha, no período de 07 a 14 de maio. O atleta, que estava entre os convocados pela Confederação Brasileira de Judô, apresentou quadro de dor lombar aguda que não melhorou com tratamento conservador.
“Os exames de imagens mostraram uma hérnia discal com compressão das raízes nervosas. Diante do quadro, o atleta precisou ser cortado e será submetido ao tratamento cirúrgico pelo Dr. Rafael Sugino, especialista em coluna”, explicou o dr Guilherme Garofo, médico da CBJ.
“Com o avanço da medicina, hoje disponibilizamos de técnicas muito pouco agressivas, como a cirurgia endoscópica da coluna vertebral, que preserva muito mais a musculatura das costas e permite uma recuperação mais rápida, essencial para os atletas de alta performance, associado a uma equipe experiente de fisioterapeutas. Esperamos que, uma vez que a cirurgia corra bem, o atleta inicie uma rotina adaptada de treinos já nas próximas semanas”, projeta o dr Sugino.
A CBJ seguirá dando todo o suporte ao atleta em sua recuperação com foco nos Jogos Olímpicos de Paris, no ano que vem, onde Daniel tentará buscar sua segunda medalha olímpica.
Cargnin é o atual campeão do World Masters, segunda maior competição do Circuito Mundial, e líder do ranking olímpico classificatório para Paris 2024. No Mundial do ano passado, ele foi medalhista de bronze e vem apresentando ótimos resultados. Nesta temporada, conquistou a medalha de prata no Grand Slam de Paris e o bronze no Grand Slam de Tel Aviv, ambos em fevereiro.
A comissão técnica da seleção brasileira de judô estuda as possibilidades de substituição do representante do Brasil na categoria de Cargnin (73kg), que também é uma das seis categorias na disputa por equipes mistas no Mundial.
Foto: Lara Monsores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!