terça-feira, 6 de setembro de 2022

Minas Gerais: Copa Betim de Judô bate recorde de inscritos


Com apoio da Federação Mineira de Judô (FMJ) e da Secretaria Municipal de Esporte, a Academia Águia Branca promoveu a 31ª COPA BETIM OPEN DE JUDÔ. O evento aconteceu neste último fim de semana, dias 20 e 21de agosto no Ginásio Poliesportivo Divino Braga, em Betim - MG. 

A Copa Betim Open de Judô, contou com a participação recorde de 967 atletas inscritos, 57 agremiações de Minas Gerais e mais 3 estados, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, e mais um atleta de Israel (Tom Waisberg Sub 18 – Meio Leve). A competição foi dividida nas classes: Festival (judô educativo voltado para o público infantil, 4 a 10 anos de idade), Torneio (para os atletas do Sub 13 ao Veteranos) e no “Judô para Todos”(Competição para atletas com necessidades especiais). Os participantes foram distribuídos em 6 áreas de competição com o mesmo tipo de equipamento utilizado nas olimpíadas. 



Uma das novidades deste ano foi que a classe Veteranos
pontuou no ranking Nacional de Veteranos da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Os Veteranos deram um show de técnica e alto nível competitivo, trazendo para o evento o brilho e a experiência de quem carrega anos de dedicação e pr
ática deste nobre esporte. São a prova de que a prática do judô não tem idade ou limitação. 


O Festival Educativo foi criado para que seja promovido o espírito de competição e amizade entre os judocas mirins, assim incentivando valores básicos e inerentes à prática esportiva, como a disciplina, a cortesia, a fraternidade e a cordialidade para com os colegas, além de incentivar e promover o sentimento de vitória e realização pessoal, auxiliando na autoestima e encorajando os futuros campeões a seguirem o caminho trilhado por seus ídolos dentro do esporte. Também é uma grande oportunidade para os professores e mestres identificarem e avaliarem o desempenho dos seus alunos. Acima de tudo, o Festival Educativo objetiva a diversão e o aprendizado através de práticas concretas e simulações de uma luta, tudo em um ambiente controlado e seguro. 



O 
Torneio compreende as classes do Sub 13 ao Veterano e todas as categorias de peso. Uma competição de alto nível técnico, com atletas de ponta e outros sendo revelados. A COPA BETIM OPEN DE JUDÔ tem a tradição de projetar os mais diversos atletas para o Brasil.
 

O grande Campeão Geral foi o Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte/MG seguido dos clubes Associação Esportiva e Recreativa Usipa de Ipatinga/MG e Vickins Judô de Contagem/MG. 


A COPA BETIM, desde sua primeira edição, tem um caráter formativo que diz a respeito ao desenvolvimento afetivo e social, incentiva a prática saudável do Judô e oportuniza a vivência de competições, dentro de um ambiente amistoso de vários novos atletas. 


Os fãs de judô tiveram também a oportunidade de presenciar pela segunda vez em Betim uma competição para deficientes com a 7ª EDIÇÃO MINEIRA DO JUDÔ PARA TODOS. Participaram da competição praticantes de judô com deficiência físico-motora, intelectual, visual, auditiva ou síndromes diversas. 


Além da competição, os participantes participaram no domingo dia 21 de setembro do treinamento de campo. Muito utilizado pelas principais equipes do Judô mundial, os treinamentos de campo enfatizam o processo de evolução necessário aos atletas. O objetivo do Treinamento de Campo é de promover a integração dos praticantes e a confraternização da comunidade judoísta pós-competição. O Treinamento de Campo teve como treinador o renomado Professor André Fernandes, Coordenador Técnico da equipe de judô do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) UFMG e do Instituto Reação - Núcleo Belo Horizonte. 


Em breve serão disponibilizadas mais informações e fotos do evento no site da Academia Águia Branca (http://academiaaguiabranca.com.br/) e nas suas redes sociais. 


Por: ASCOM Academia Águia Branca


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!