sexta-feira, 26 de agosto de 2022

MUNDIAL SUB-18 - Bianca Reis (57kg) conquista a prata e firma-se como uma das grandes revelações do judô brasileiro em 2022


A judoca brasileira Bianca Reis, 17, conquistou, nesta sexta-feira, 26, a medalha de prata no Campeonato Mundial Sub-18, que acontece em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina.  Após quatro vitórias por ippon nas preliminares, Bianca sofreu o único revés logo na final em combate duro com a indiana Linthoi Chanambam, que conquistou a primeira medalha de ouro da Índia em Mundiais de Judô.  

O vice-campeonato mundial juvenil coroa o grande ano da jovem judoca do Distrito Federal, que treina na Academia Corpo Arte de Cultura Física, com o sensei Oswaldo Navarro, e a credencia como um dos nomes mais promissores da nova geração do judô brasileiro. Além da prata no Sub-18, ela conquistou também o quinto lugar no Mundial Sub-21, a prata na Copa Sub-21 de Paks (Hungria) e os títulos pan-americanos Sub-18 e Sub-21.  

Quatro vitórias no “chão” 

Em Sarajevo, Bianca demonstrou muita habilidade nas técnicas de ne-waza (luta no chão) e finalizou suas adversárias com uma sequência de imbolizações, estrangulamentos e chaves de braço, vencendo todas as suas quatro lutas por ippon até a final. Ela passou por Maira Silveira (POR), Gaia Stella (ITA), Anna Gulite (LTA) e Savita Russo (ITA).  

Na decisão, a brasileira encarou a indiana Linthoi Chanambam que, apesar de vir de um país com pouca tradição no judô, vem tendo resultados relevantes, como o ouro no forte campeonato asiático sub-18 e a prata no mesmo evento, mas na classe sub-21.  

A luta começou com as duas atletas se estudando muito, já que nunca haviam se enfrentado. Chanambam abriu um waza-ari logo no primeiro minuto e fez Bianca ir para cima. Em duas ocasiões, a brasileira conseguiu a projeção, mas, por decisão da arbitragem, as quedas não foram validadas. Em uma última tentativa já nos segundos finais, Bianca tentou um estrangulamento, mas a indiana defendeu-se e assegurou o título inédito para Índia.  

“Era um sonho meu ter uma medalha em Mundial. Foi meu primeiro Mundial juvenil, o segundo contando o Júnior. E eu estava com essa sede de ficar com uma medalha, porque eu peguei quinto (lugar) no Júnior, não tive medalha, mas foi uma experiência incrível. Eu vim para cá com a cabeça de “vai ser uma competição difícil também”. Fiz cinco lutas duríssimas e agora é agradecer todo mundo que treina comigo sempre, essa era a competição alvo do ano”, resumiu a brasileira.  

5º lugar para Antônio Neto (73kg)

Nas chaves masculinas, Antonio Neto (73kg) chegou à disputa pelo bronze, mas deixou a medalha escapar num detalhe na luta contra o Georgiano Giorgi Mishvelidze. O brasileiro começou melhor e forçou duas punições ao adversário. A terceira daria a vitória a Antonio, mas Mishvelidze conseguiu derrubar o brasileiro por ippon, no tempo extra, e ficou com a medalha.  

Outros três judocas brasileiros também lutaram nesta sexta. Matheus Guimarães (81kg), Francisco Gorgulho (81kg) e Isabela Montaldi (63kg) venceram suas primeiras lutas, mas não conseguiram avançar nas chaves.  

No sábado, o Brasil terá outros seis judocas em ação a partir das 6h da manhã, com finais às 11h. Acompanhe ao vivo pelo live.ijf.org 

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!