O primeiro dia da Copa da Europa Júnior de Atenas 2022 foi cheio de entretenimento no estádio “G.Stefanopoulos” em Atenas. Num dia de sol na capital da Grécia, metade dos 300 atletas que vão competir no total em Atenas, participaram em 7 categorias (-60kg, -66kg, -73kg nos homens e -63kg, -70kg, -78kg, +78kg em mulheres) em uma tarde emocionante, com Israel tendo o maior sucesso.
No total, Israel conquistou 6 medalhas (3 de ouro, 1 de prata, 2 de bronze), enquanto a Turquia ganhou 5 e os anfitriões mais duas.
Yam WOLCZAK ganhou o primeiro ouro do dia em eventos masculinos contra Petros CHRISTODOULIDES do Chipre por ippon (-60kg). Ele foi um dos três atletas israelenses que conseguiram vencer seus eventos, seguido por Ronald KOKOLAYEV em -66kg e Adelina NOVITZKI em -63kg na competição feminina.
Hans-Jorris AHIBO parecia o favorito em -73kg e contra adversários difíceis ele conseguiu vencer o evento na pontuação de ouro.
Foi uma competição dura e eu tive que jogar extremamente físico na maioria das lutas. Foi uma jornada difícil para mim conquistar o ouro, então estou feliz por ter conseguido vencer.
Michael TSOUTLASVILI foi o homem da Grécia durante o primeiro dia de competição. Ele ganhou a medalha de bronze em -73kg ao bater com Ippon, Artak TOROSYAN (ARM).
Foi um grande evento e, para ser honesto, eu esperava a medalha de ouro aqui em Atenas. Esperemos que para o próximo. Foi um bom começo para mim este ano e espero que venham mais medalhas.
Nas provas femininas do primeiro dia, além da vitória de Novitzki nos -63kg, Yelyzaveta LYTVYNENKO (UKR) conquistou a medalha de ouro após uma final difícil contra Una DOLGILEVICA (LAT) na categoria -78kg. Lytvynenko foi a única atleta feminina da Ucrânia e dedicou a medalha ao seu país.
Estou extremamente feliz por ter conquistado a medalha de ouro. Vencer para o meu país é especial nestes tempos. Quero dedicar a medalha ao povo da Ucrânia. Meu próximo alvo é ganhar uma medalha no Grand Slam de Antália.
Nos -70kg Julie ZARYBNICKA da República Tcheca conquistou a única medalha do dia para seu país, batendo a croata Karla KULIC.
O +78kg era um caso turco. Hilal OZTURK conquistou o ouro na final contra o compatriota Duygu DIGREN, enquanto outro atleta turco, Yagmur YILMAZ, subiu ao terceiro degrau do pódio com a grega Maria-Nicoleta VULASPIN.
Nikos ILIADIS, treinador principal da Grécia e treinador do campeão olímpico, Ilias ILIADIS, falou sobre a importância da Copa da Europa Júnior de Atenas, após dois anos de zero competições internacionais na Grécia por causa da pandemia.
É uma chance maravilhosa para nós, após dois anos de bloqueios e restrições, ter uma competição internacional novamente na Grécia. E queremos agradecer à EJU por confiar em nós mais uma vez para organizar um grande torneio como a Copa da Europa de juniores de Atenas. O nível da competição foi alto no primeiro dia e do nosso lado, acho que conseguimos organizar um evento internacional com muito sucesso.
O Sr. Georgios Mavrotas, Secretário-Geral do Desporto, deu as boas-vindas às equipas e ao público na Cerimónia de Abertura.
É maravilhoso ter você aqui em um evento tão importante. Atenas dá as boas-vindas aos atletas de 27 países da Europa e, em nome do Governo, gostaria de desejar que aproveitem sua estadia em Atenas e tenham um grande sucesso no evento.
Por: Konstantinos Efthymiadis - EJU Media
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!