sexta-feira, 11 de março de 2022

Meeting Nacional de Judô reúne 380 atletas em Porto Alegre, neste final de semana, para definir equipe do Brasil no Pan Sub-18 e Sub-21


O Meeting Nacional de Judô, segunda competição do calendário CBJ de 2022, reunirá em Porto Alegre (RS), neste final semana, 380 atletas de 95 clubes brasileiros em dois dias de combates no ginásio do Colégio La Salle - Santo Antônio. A disputa, organizada pela Confederação Brasileira de Judô com apoio da Federação Gaúcha de Judô será a última etapa de formação das seleções brasileiras que representarão o país no Campeonato Pan-Americano Sub-18 e Sub-21, em Lima, Peru, em abril.  

“A partir de amanhã e de domingo, o atleta que permanecer em primeiro lugar no ranking nacional sub-18 e sub-21 será o representante do Brasil no Campeonato Pan-Americano que ocorre daqui a três semanas, em Lima. Esse ano, de uma forma surpreendente, o Pan foi transferido de julho para abril e precisamos rever todo o planejamento”, explicou Marcelo Theotonio, gerente das equipes de transição da CBJ durante o sorteio das chaves, que reuniu técnicos e dirigentes, nesta sexta, em hotel na capital gaúcha.  

A cerimônia foi prestigiada também pelos presidentes de Federações Reginaldo Fonseca (PI), Euder Lima (SE) e pelo anfitrião Luiz Bayard (RS), que ressaltou a importância desse evento para o judô gaúcho.  

“A FGJ recebe com grande satisfação esse evento importante do calendário da CBJ. Uma competição com alto índice técnico que vai permitir uma maior participação dos judocas gaúchos uma vez que a gente não tem os custos de deslocamento, hospedagem, então é muito importante para nossos atletas, visto que a classe sub-21 também é uma porta de entrada para a seleção principal do Brasil”, comentou Bayard.  

O Meeting faz parte do processo de formação das seleções brasileiras Sub-18 e Sub-21. A primeira etapa foi a Seletiva Nacional Sub-18 e Sub-21, que aconteceu em janeiro, em São Paulo, e classificou os oitos melhores judocas de cada categoria de peso para o Meeting. Além disso, a CBJ pôde fazer indicações técnicas, assim como as Federações estaduais de judô puderam indicar até 16 atletas (8 homens e 8 mulheres) para a disputa.  

Os judocas da classe júnior (Sub-21) serão os primeiros a entrar no tatame neste sábado, a partir das 9h (Brasília). No domingo, 13, será a vez de conhecermos os melhores judocas do Brasil na classe Juvenil (Sub-18).  

Entre os destaques, atletas que integraram a seleção júnior no Pan de Cali, realizado em 2021, como os campeões Gabriel Falcão (73kg/Instituo Reação/RJ) e Alexia Nascimento (48kg/Judô Futuro/MS), além das medalhistas no último Mundial Júnior, Eliza Ramos (78kg/Flamengo/RJ) e Rafaela Batista (48kg/Instituto Santa Cruz/RJ). 


Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!