O ano de 2021, do ponto de vista de gestão, foi concluído nesta quinta-feira, 10, com a realização da primeira Assembleia Geral Ordinária de 2022. O objetivo da reunião dos poderes da CBJ neste encontro foi compartilhar com todos os membros da Assembleia o detalhamento das contas da entidade por meio de um robusto e transparente relatório financeiro. Como ditam as boas práticas de governança, o relatório é verificado por um processo de auditoria externa independente e apresentado ao Conselho Fiscal da CBJ, que dá seu parecer sobre os números ali descritos.
Tanto o relatório financeiro, quanto o parecer do Conselho Fiscal foram apresentados e aprovados por essa Assembleia reunida nesta quinta. O resultado confirma a confiança da Assembleia na gestão liderada pelo presidente Silvio Acácio Borges e ratifica o seu comprometimento com os três pilares que norteiam sua administração: transparência, ética e responsabilidade.
“Foi um orgulho muito grande podermos vivenciar momentos históricos nesse 2021, principalmente a participação dos nossos atletas nas Olimpíadas que evidenciou a qualidade do nosso trabalho. No campo administrativo e financeiro avançamos em ações que consolidaram o propósito da nossa gestão baseada nos pilares de transparência, ética e responsabilidade, pontuou o presidente Silvio Acácio em sua mensagem de abertura da Assembleia.
Em seguida, o gerente financeiro da CBJ apresentou o relatório financeiro e presidente do conselho fiscal, Ramon Bianchi, leu o parecer do conselho fiscal. Ambos foram aprovados pela maioria presente à Assembleia.
“Nós conseguimos equilibrar as contas dentro das receitas e das despesas do ano corrente. Tivemos seis fontes de receita e dentro dessa receita tivemos um montante em torno de 14 milhões de reais”, destacou Renato Araújo, gerente financeiro da CBJ.
De forma complementar e como já vem acontecendo em outros anos, a CBJ produz também um relatório anual de atividades de todas as áreas de gestão (Executivo, Alto Rendimento, Transição, Competições, Comunicação e Financeiro). De forma a também prestar contas à comunidade do judô e à sociedade, esse relatório também foi apresentado em Assembleia e ficará disponível para consulta na página de Transparência do site da CBJ. Todos os gestores apresentaram um resumo das suas ações e os resultados alcançados em 2021 de acordo com o planejamento estratégico da instituição.
Ao final das apresentações e votações, alguns membros da Assembleia pediram a palavra trazendo considerações significativas para os próximos anos de gestão do judô brasileiro.
“Nós recebemos as prestações de contas, tivemos o tempo suficiente para analisar e acredito que meus colegas fizeram a mesma coisa que eu, analisaram, aqui só foi uma forma de explanar o que já tinha sido enviado. E, com certeza, não seria tão automática a aprovação se não estivéssemos acompanhando. Gostaria de parabenizar a CBJ pela clareza, pela lisura, ao presidente Silvio, parabéns ao Renato pela prestação de contas, parabéns a todos da parte técnica”, elogiou o presidente da Federação Sergipana de Judô, Euder Lima.
Por: Assessoria de Imprensa da CBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!