O segundo dia da 40ª edição do Campeonato Mundial Militar de Judô do CISM terminou após uma emocionante jornada de judô, onde grandes nomes do esporte se encontraram com uma nova geração de competidores que com certeza irão brilhar nos próximos anos no cenário internacional. O número de atletas do World Judo Tour foi mais uma vez impressionante e confirmou a impressão do primeiro dia, de que o evento militar é uma competição de judô de alto nível.
Ilias Iliadis, campeão mundial e olímpico, é hoje um treinador reconhecido e também esteve presente em Brétigny-sur-Orge para o evento, para acompanhar a seleção uzbeque. As suas observações sobre o evento foram, como sempre, interessantes: “É um evento muito bom com um nível interessante. Não existem tantos países, mas isso é lógico devido à pandemia. No entanto, os países que vieram o fizeram com jogadores de topo.
Para o Uzbequistão é uma competição importante para participar. Todos os nossos atletas estão nas forças armadas, então eles têm que estar aqui para representar o país. No Uzbequistão estamos todos treinando juntos, os mais jovens e os competidores mais experientes. Depois disso iremos para os eventos do World Judo Tour em Baku e Abu Dhabi, então este Campeonato Mundial Militar é um bom teste e parte da preparação, especialmente porque já estamos preparando nosso grande encontro no Campeonato Mundial no Uzbequistão no próximo ano. Queremos ter a melhor equipe no próximo ano, então tudo começa aqui. "
Fabrice Guilley é o presidente do Comité de Judo de l'Essonne, a liga regional de judô que estava diretamente envolvida com a organização. Depois de dois dias de competição individual, ele deu seu feedback muito positivo: "Tudo correu muito bem. Tivemos uma ótima atmosfera, uma verdadeira camaradagem. Do ponto de vista técnico, tínhamos uma equipe francesa muito forte e, em geral, muitas delegações fortes. Houve algumas surpresas, como Margaux Pinot, que perdeu rapidamente antes de voltar para a medalha de bronze, mas hoje tivemos um judô excelente de Audrey Tcheumeo e Julia Tolofua, que conquistaram títulos. É sempre bom vencer em casa.
Do ponto de vista organizacional, elevamos ao padrão do grand slam, com telão e tudo que parece um evento do World Judo Tour. Para isso pudemos contar com a organização militar, mas também com o apoio do France Judo e seus especialistas.
Muitas personalidades importantes das forças armadas, bem como da população civil, estiveram presentes e gostaram muito da competição. É preciso dizer que competiram os principais países, como a França, é claro, mas também Brasil, Rússia, Uzbequistão e Áustria. Todos esses países ganharam medalhas. Eles trouxeram seus melhores atletas aqui, que são o que podemos chamar de judoca profissional.
Quero também parabenizar outros países, como Espanha e Sri Lanka, que vieram com militares de carreira. Eles não são necessariamente atletas profissionais, mas deram tudo e foi muito bom ver. Todos os continentes estiveram representados, o que também é muito positivo. Demonstrou da melhor maneira possível que por meio do esporte e principalmente do judô podemos cultivar a amizade e a prosperidade mútua. Quase todas as delegações trouxeram um árbitro e não tivemos uma grande discussão sobre as decisões, ao longo do fim de semana. Houve muito respeito. Acredito que no final Stefan Marginean, o chefe da Comissão Militar da IJF, ficou muito feliz, como todos nós. "
O capitão Erwan Lebrun, gerente de projeto do evento, também ficou muito satisfeito com o final da competição, "Tudo foi perfeitamente organizado desde a recepção das delegações até o andamento da competição, que realmente foi como um grand slam. Todas as delegações estiveram muito feliz.
Tivemos muitos atletas do World Judo Tour, o que elevou a competição para o próximo nível. Para organizar o evento fomos muito ajudados pelo France Judo e nos beneficiamos de sua expertise.
O evento ainda não acabou; amanhã temos duas atividades importantes. Um enfocará os atletas paraolímpicos juntamente com militares que foram feridos durante o serviço. Eles vão descobrir o judô, um esporte totalmente adaptado à sua condição. Em seguida, faremos uma segunda exploração com jovens da região que poderão descobrir o judô no tatame com integrantes da seleção francesa. É uma estreia por ocasião de tal evento. Então, para terminar, teremos o evento da equipe na terça-feira, então ainda temos muito pela frente. ”
Resultados
1 POLLERES Michaela (AUT)
2 WROBLEWSKA Eliza (POL)
3 PINOT Margaux (FRA)
3 FRONTEIRA SANTANA Ellen (BRA)
5 CHYSTIAKOVA Nataliia (UKR)
5 MATNIYAZOVA Gulnoza (UZB)
1 TCHEUMEO Audrey (FRA)
2 BABINTSEVA Aleksandra (RUS)
3 FOME Marlene (AUT
3 LYTVYNENKO Yelyzaveta (UKR)
5 MELLAWA THANTHIRILAGE Madushani (SRI)
5 PACUT Beata Pologne (POL)
+ 78kg
1 TOLOFUA Julia (FRA)
2 RODRIGUES DE SOUZA Beatriz (BRA)
3 GASPARIANA Anzhela (RUS)
3 GUSHCHINA Anna (RUS)
5 WITHANA LIYANA Hiruni Imesha (SRI)
5 W KULATHILAKA ARTHANAYAKA Ganeesha Lakshani (SRI)
-81kg
1 CESAR SCHIMIDT Guilherme (BRA)
2 MANUKIAN Hievorh (UKR)
3 METIFIOT Hugo (FRA)
3 WITTWER Lukas (SUI)
5 LAPPINAGOV Aslan (RUS)
5 PIERRE Baptiste (FRA)
-90kg
1 BOBONOV Davlat (UZB)
2 GODOY DE MACEDO Rafael (BRA)
3 GAUTSCHI Simon (SUI)
3 IGOLNIKOV Mikhail (RUS)
5 JOUBERT Antony (FRA)
5 RANDL Milão (SVK)
-100kg
1 TUROBOEV Muzaffarbek (UZB)
2 EICH Daniel (SUI)
3 ILIASOV Niiaz (RUS)
3 KUCZERA Piotr (POL)
5 MORENO REY Sergio (ESP)
5 YERSHOV Oleksu (UKR)
+ 100kg
1 TASOEV Inal (RUS)
2 MOURA PEREIRA DA SILVA David (BRA)
3 BAKHTIYOROV Shokhrukhkhon (UZB)
3 PUUMALAINEN Martti (FIN)
5 FIZEL Marius (SVK)
5 OLTIBOEV Bekmurod (UZB)
Créditos das fotos: CISM - Eddy 'Bink' Kellens
Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!