terça-feira, 26 de outubro de 2021

Campeonato Mundial de Kata 2021: Resultados do Primeiro Dia.


O primeiro dia do Campeonato do Mundo de Kata, Lisboa, Portugal 2021, decorreu hoje no Pavilhão 1, Estádio Universitário de Lisboa. Quatro categorias estavam em ação: Nage-no-kata sênior e Nage-no-kata U-23, Katame-no-kata sênior e Ju-no-kata sênior. Depois da atuação dos veteranos na semana passada foi uma forma única e interessante de mostrar a beleza do nosso esporte através da 'coreografia' dos katas.

O presidente da IJF, Sr. Marius Vizer, disse: "Nossos especialistas em kata esperaram pacientemente que seu evento culminante do ano ressurgisse e, com os esforços extraordinários dos organizadores locais, a edição de 2021 do Campeonato Mundial de Kata promete refletir o tradições de judô que temos em alta estima. "

O diretor da comissão de Kata da IJF, Daniel De Angelis, também comentou: “O nível do judoca é incrível e vimos equipes muito fortes. Olhando para todas as duplas que entraram na final, posso dizer que qualquer uma delas poderia ter sido campeã mundial hoje. Todas essas equipes têm experiência para ir a muitos campeonatos mundiais e estou feliz em ver isso. Desde 2014 este é o maior grupo de concorrentes que tivemos. Fico feliz em ver os números crescendo. Temos 102 pares participando deste evento. Acreditamos que se não houvesse uma pandemia teríamos ainda mais atletas participando. Quero destacar também o nível dos juniores. Pela primeira vez na história, organizamos a competição também para atletas menores de 23 anos. Podemos dizer que hoje eles estavam no mesmo nível dos mais velhos. Esperávamos um nível muito bom.


Enquanto Michel Kozlowski, Diretor de Esportes da Comissão de Kata explicou: "O nível técnico foi particularmente alto em todos os katas apresentados hoje. Todos os finalistas tinham potencial para vencer e não são necessariamente os líderes das primeiras rodadas que venceram no fim. Isso mostra como eles eram todos muito bons. ”

Ouvimos também Michel Huet, Diretor da Coordenação da Comissão de Kata, que destacou o ótimo clima e organização, “Tudo correu muito bem nesse primeiro dia de competição. Tivemos um clima realmente ótimo, cheio de respeito, que valeu a pena nossa disciplina. Foi também a primeira vez que utilizamos tablets digitais para a arbitragem e funcionou perfeitamente, dando-nos a possibilidade de entregar os resultados rapidamente a todos os participantes e ao público. ”


Pode-se concordar que a Federação Portuguesa de Judô entregou um evento perfeito e sabendo da complicação da situação atual, os Campeonatos do Mundo de Kata já são um grande sucesso.

Uma importante cerimônia pouco antes do início do bloco final foi realizada e um minuto de silêncio foi observado em memória dos membros da comunidade do judô que contribuíram para o desenvolvimento do kata no mundo e que infelizmente faleceram recentemente. O Sr. Franco Capelletti, presidente da comissão de Kata e 10º dan da IJF, elogiou a memória daqueles que perdemos: "Querida família do judô, o mundo foi duramente atingido por esta pandemia. Perdemos membros de nossa comunidade e é importante lembrar eles: Veuleman Eric (1942-2021), Murata Naoki (1949-2020), Daigo Toshiro (1926-2021), Matsushita Saburo (1935-2020), Kano Yukimitsu (1933-2020). Eles eram judocas, especialistas em kata e nossos amigos."

Membros da Comissão IJF Kata da esquerda para a direita: Giacomo Spartaco Bertoletti, Franco Capeletti, Envic Galea

Também falamos com o Campeão do Mundo de nage-no-kata Niels Neumann da Holanda: “Estamos muito felizes. Trabalhamos muito hoje, todas as duplas que competiram foram muito fortes. Não o poderíamos ter feito sem a ajuda dos nossos treinadores e de todos os concorrentes que nos ajudaram a chegar a este nível. Nós nos tornamos melhores. Já ganhamos prata antes e estamos muito orgulhosos de ganhar o ouro desta vez. ”


Os irmãos gêmeos e medalhistas de prata no Nage-no-kata Sub-23, Nikolai e Iaroslav Zhikharev, da Rússia, comentaram sobre sua experiência no evento: “É a primeira vez que participamos de campeonatos mundiais e conquistamos a prata. Um de nós cometeu um pequeno erro. Portanto, nosso plano é continuar trabalhando em nossa técnica e obter um resultado melhor no futuro. ”


Alina Zaharia, medalhista de bronze com Alina Cheru, no Ju-no-kata da Romênia disse: “É muito importante participar tanto do judô tradicional quanto do kata. Isso ajuda a desenvolver sua técnica. ”



Medalhistas do dia 1 em #JudoKata


O kata é uma parte importante do judô e os campeões e organizadores de hoje provaram que estão fazendo de tudo para que este evento seja um sucesso. Um nível e organização incríveis provaram ser as chaves do sucesso. Devido à história e valor do kata ser uma parte intrínseca do judô e sua evolução para o esporte que conhecemos e amamos hoje, ver o kata no cenário mundial é uma pedra angular para o judô e algo que temos prazer em alcançar um grupo maior de competidores a cada ano por isso a importância da história se o Judô não está perdido.

Por:  Jakhongir Toshpulatov e Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô
Fotos: Gabriela Sabau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!